Buscar

05/09/2018 às 17:00, Atualizado em 05/09/2018 às 16:24

8º BPM de Nova Andradina e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social iniciam ação conjunta

Durante as abordagens, serão realizadas consultas nos sistemas oficiais policiais para verificação de histórico e se entre essa população há algum.

Cb image default
Divulgação

O comandante do 8º BPM de Nova Andradina, Tenente Coronel Josafá Pereira Dominoni, em reunião com a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Juliana Ortega e representantes do Ministério Público Estadual, definiram estratégias e ações para enfrentamento à situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua.

Pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua. Além desses espaços, também são utilizados locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene. Os “moradores de rua” são um grupo heterogêneo, isto é, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.

Tendo em vista essas características sociais, somados ao abuso de álcool e entorpecentes, essas pessoas acabam praticando pequenos furtos e delitos para alimentar esse vício, fato observado pelos policiais militares que diuturnamente atendem essas ocorrências, além de outras averiguações solicitadas pela população e que frequentemente envolvem as pessoas nessa condição de rua.

Visando não apenas a repressão, focando principalmente na prevenção além do lado cidadão e humanitário da Polícia Militar, o TC Dominoni definiu junto a Semcias o apoio das equipes militares aos técnicos da secretaria na identificação e levantamento das informações de todas as pessoas que se encontram na situação de rua para os encaminhamentos necessários. Durante as abordagens, serão realizadas consultas nos sistemas oficiais policiais para verificação de histórico e se entre essa população há algum “foragido” da justiça, pois dentro de toda a perspectiva social que envolvem essa população, há ainda os que se aproveitam por terem dívidas com a justiça e se infiltram procurando se passarem por vítimas da sociedade.

“A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, tem como premissa constitucional a prevenção, e tendo como base as informações repassadas pelas nossas equipes operacionais identificamos uma grande incidência de ocorrências envolvendo essa população, seja portando drogas para consumo, seja cometendo furtos e até mesmo de perturbação da tranquilidade pelo abuso de bebidas alcoólicas. Por isso decidimos unir forças para que os órgãos atuem juntos buscando uma solução para esse problema que não é exclusivo de Nova Andradina, porém que na cidade sorriso, cabe a nós resolver”, pontuou o TC Dominoni.

Fonte – Polícia Militar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.