Buscar

13/06/2021 às 10:00, Atualizado em 13/06/2021 às 00:41

Volkswagen paralisa fábricas por falta de componentes

Suspensão vai durar 10 dias em três fábricas

A Volkswagen anunciou a paralisação da produção em três das suas quatro fábricas no Brasil, por falta de componentes semicondutores utilizados na montagem de seus automóveis. No total serão 10 dias de suspensão das atividades nas unidades de São Bernardo do Campo e São Carlos (SP) e de São José dos Pinhais (PR), a partir de 21 de junho. Em menos de 15 dias é a segunda paralisação da produção.

A nova parada atinge as linhas de produção dos modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro (São Bernardo) e Fox e T-Cross (São José dos Pinhais), além da fabricação de motores (São Carlos). Com isso, os únicos modelos que não serão atingidos pela suspensão serão o Gol e o Voyage, que são montados na planta de Taubaté, que está retornando agora da parada decretada em maio.

O comunicado da VW alerta ainda para o risco de mais paradas nos próximos meses, se a escassez de componentes eletrônicos persistir. A Volkswagen é apenas uma entre várias montadoras que estão sendo severamente afetadas pela crise dos semicondutores.

Entre as maiores paralisações, estão a Honda, que precisou interromper a produção do Civic em Sumaré (SP) por duas vezes, e a GM, que já fechou duas plantas diferentes por falta de peças. A unidade de São Caetano vai ficar parada por seis semanas, em parte também para adequar a linha de montagem à chegada da nova picape baseada na plataforma do Onix. Já a fábrica de Gravataí (RS) está numa situação mais grave, pois está paralisada desde março, sendo ela responsável pela montagem do Onix.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.