O Governo Federal aprovou o repasse de quase R$ 1 milhão para Mato Grosso do Sul referente ao 3º trimestre de 2025 para compra de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
Assim, o Fundo Estadual de Saúde receberá R$ 989.431,15 para os meses de julho, agosto e setembro deste ano. O Ceaf (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica) trata de medicamentos para o tratamento de doenças específicas.
Quais medicamentos ficam disponíveis?
Os itens constam na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do SUS (Sistema Único de Saúde).
O componente atende a 105 condições clínicas com 173 fármacos em 325 apresentações. As patologias disponíveis em constam nesta lista (clique aqui) — por medicamentos clique aqui.
O Ceaf aparece como uma estratégia de acesso a medicamentos do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso dos usuários, ao nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em PCDT (Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas) publicados pelo Ministério da Saúde.
Assim:
Grupo 1A – 91 fármacos e 157 medicamentos
Grupo 1B – 33 fármacos e 68 medicamentos
Grupo 2 – 52 fármacos e 100 medicamentos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.