Buscar

08/09/2021 às 09:11, Atualizado em 08/09/2021 às 12:23

TJ/MS exalta monarquia em post após Fux mandar retirar bandeira

A bandeira havia sido hasteada temporariamente na manhã desta segunda-feira (6), a mando do presidente do TJ-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar

Cb image default
Foto - reprodução redes sociais 

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) exaltou em uma rede social, nesta terça-feira, dia 07 de setembro, o início da monarquia constitucional no Brasil, como o "mais longo e promissor período de estabilidade e progresso durante a forma monárquica de governo".

A publicação veio logo após a retirada da bandeira do Brasil Império da sede do Tribunal, em Campo Grande, por determinação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

Na postagem feita pela página "tjmsoficial" em uma rede social, o Tribunal de Justiça destaca o dia 7 de setembro, com uma bandeira do Brasil ao fundo, e afirma que "há 199 anos o Brasil declarava a sua independência de Portugal para se tornar uma monarquia constitucional, tendo como Imperador D. Pedro I".

A mensagem segue dizendo que "começou, então, o mais longo e promissor período de estabilidade e progresso durante a forma monárquica de governo", finaliza. Pouco mais de 4 horas depois de ser publicada, a postagem já tinha mais de 500 curtidas e 150 comentários - estes, em grande maioria, críticos ao conteúdo da mensagem.

Polêmica com bandeira do Brasil Império

A bandeira havia sido hasteada temporariamente na manhã desta segunda-feira (6), a mando do presidente do TJ-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar "como homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, a serem comemorados em 2022", como informou em nota o órgão estadual.

Conforme o TJ-MS, "foi realizada a substituição da bandeira histórica do Império do Brasil, vigente no ano de 1822, cujo hasteamento em um dos conjuntos de estandartes existentes no prédio do TJMS pretendia enaltecer a abertura dos festejos pelo bicentenário de nossa Independência, durante a Semana da Pátria".

Ainda conforme o comunicado do TJMS, a bandeira do Brasil Império traz significados relacionados com o período monárquico. "O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina".

Conforme a Lei de número 5.700, de 1º, de setembro de 1971, a bandeira do Brasil deve ficar hasteada em todos os prédios "no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores, nos Tribunais Federais de Recursos e nos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios". O trecho foi alterado pela Lei de número 5.812, em 13 de outubro de 1972.

Retirada

Ainda na noite de segunda-feira, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux deu uma determinação para que a bandeira do Brasil Império fosse retirada da sede do TJ-MS.

A decisão de Fux atendeu a um pedido de integrantes do Conselho Nacional de Justiça. As informações sobre a conduta do desembargador também serão enviadas à Corregedoria Nacional de Justiça, para a apuração de eventuais infrações disciplinares.

De acordo com a decisão, a bandeira não está entre os símbolos oficiais do Poder Judiciário brasileiro. Também não é compatível com a manutenção da neutralidade e imparcialidade por parte do tribunal local.

“A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil”, escreveu Fux.

Com informações do G 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur venenatis congue pharetra. Proin quis commodo odio. Fusce a sapien massa. Praesent ultrices dolor at risus porttitor, nec semper orci ornare. Nullam nisi eros, pellentesque et suscipit ac, ultrices eget lorem. Donec ipsum tellus, aliquet vitae metus ut, tempus viverra lorem..

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.