Buscar

02/06/2021 às 17:00, Atualizado em 02/06/2021 às 19:50

Técnica em Enfermagem é demitida ao cobrar melhorias salariais, em Nova Andradina

O Departamento jurídico do SIEMS ressalta que tomará todas as medidas cabíveis.

O presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, explica que este é o momento das negociações salariais e Glaucia foi uma das profissionais mais atuantes no movimento. “No dia 02/06 os trabalhadores se reuniram, nossa reunião foi pacífica, com muito diálogo e respeito. No entanto, no fim do dia, sem motivos, o Hospital demitiu – por justa causa - a profissional que tem 9 anos de carreira, sem apontar qualquer explicação”, critica.

Conduta Antissindical

A Convenção 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, dispõe sobre as condutas antissindicais. Em seus artigos 1º e 2º, destaca que os trabalhadores deverão gozar de proteção adequada contra quaisquer atos atentatórios à liberdade sindical em matéria de emprego, particularmente a atos destinados à: “Dispensar um trabalhador ou prejudicá-lo, por qualquer modo, em virtude de sua filiação a um sindicato ou de sua participação em atividades sindicais, fora das horas de trabalho ou com consentimento do empregador, durante as mesmas horas”.

O Departamento jurídico do SIEMS ressalta que tomará todas as medidas cabíveis. “Essa atitude de demitir a profissional em momento que está participando de mobilização trabalhista é característica da prática antissindical. Por isso, estamos apurando e já solicitando o respaldo do Procuradoria Regional do Trabalho da 24º Região. Mediante comprovação, tomaremos todas as providências para rechaçar veementemente esta prática tomada pela Hospital e impedir que venha cometer este tipo de conduta novamente”, enfatiza a advogada do SIEMS, Dra. Olívia Brandão.

Denúncias

Além da demissão, o sindicato recebeu três denúncias anônimas, as quais serão minuciosamente apuradas, que apontaram que a demissão ocorreu por intermédio da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

“Já estamos trabalhando, tudo será apurado e agiremos rigorosamente”, destaca Lázaro Santana, que complementa: “Já vivenciamos momentos difíceis com a crise sanitária e econômica advindas da pandemia. Os trabalhadores são os maiores prejudicados, e além de tudo isso, nos deparamos com essa situação. Não admitiremos condutas antissindicais, essas práticas devem ser banidas”.

O Nova Noticias deixa o espaço aberto para versão da prefeitura de Nova Andradina e a direção do Hospital Regional

Com informações do Lázaro Santana - Presidente SIEMS.

Confira abaixo nota de esclarecimento do Hospital Regional

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

A Direção do Hospital Regional (Funsau-NA) vem a público demonstrar preocupação e perplexidade com a notícia veiculada no Jornal da Nova Noticias em data de 02.06.2021 intitulada “Técnica de Enfermagem é demitida ao cobrar melhorias salariais, em Nova Andradina”.

Os responsáveis por repassar as informações ao jornal parecem ignorar os acontecimentos que o Mundo enfrenta, causando de forma desnecessária transtornos a instituição hospitalar, já que o assunto é interno.

Antes de qualquer posição do sindicato em noticiar inverdades na mídia, deveria o mesmo buscar informações sobre os acontecimentos de forma oficial, o que não ocorreu!

As denúncias são infundadas e distorcidas da realidade dos fatos! Quem ler apenas a versão do sindicato, coisa que muito acontece nos dias de hoje, ficará com uma ideia equivocada dos atos adotados na instituição.

Resumidamente informamos que a funcionaria respondia por 3 (três) processos administrativos, todos com abertura em maio de 2020, ou seja, muito antes das negociações salariais mencionadas pelo sindicato, que tiveram início em marco de 2021.

Dois processos culminaram com pena de suspensão, mesmo com parecer do jurídico pela demissão devido à gravidade dos fatos. O atual diretor entendeu apenas pela suspensão em ambos os casos, contrariando o parecer pela demissão.

Já no último processo administrativo, o diretor da instituição acolheu o parecer da comissão e do jurídico, entendendo pela demissão por justa causa por ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos. Convém ressaltar novamente que o processo da demissão teve início em maio de 2020, caindo por terra as denúncias que a demissão ocorreu por fatos atuais.

Salientamos ainda que nos três processos administrativos a funcionária foi representada por renomado advogado de Nova Andradina e Região, sendo concedido o direito à ampla defesa e contraditório. Referido processo também está sendo averiguado pelo Ministério Público Estadual, já que a funcionária realizou denúncia no órgão no ano de 2020.

Informamos ainda a convenção 98 da OIT menciona na reportagem não se aplica ao presente caso, já que o processo administrativo é antigo, não possui relação com a negociação sindical e a demissão foi por justa causa.

Quanto a menção da Prefeitura Municipal de Nova Andradina no envolvimento da funcionária, analisamos que realmente trata-se de oportunismo para tumultuar ambas as instituições públicas. Rechaçamos qualquer tipo de intervenção da prefeitura nos processos internos administrativos da instituição.

Informamos com tristeza que a funcionária mencionada na matéria voltou a agredir os diretores da instituição por meio de mensagens via aplicativo Whatsapp enviadas na data de 01.06.2021 a Diretora de Atenção e Saúde. A direção está avaliando as medidas cabíveis ao caso.

Ao contrário do praticado no restante do país, onde verificamos demissões em massa, reduções salariais amparadas pelas Medidas Provisórias do Governo Federal, nossa instituição além de não reduzir salários, realizou a contratação de mais 40 (quarenta) profissionais para fazer frente à pandemia, respaldando a instituição e fomentando a economia local. Hoje o hospital regional possui 336 funcionários.

Diante da situação, reforçamos nosso compromisso e empenho no trabalho de conter o avanço do Coronavírus em nossa cidade e região, com competência e responsabilidade, sem politizar problemas internos como a demissão da funcionária respaldada na lei (CLT).

O Hospital repudia a matéria como foi veiculada, já que a funcionária foi representada por advogado e teve todos os seus direitos constitucionais garantidos, conclamando assim uma construção da cultura de respeito, urbanidade e civilidade nesse momento de crise.

Nova Andradina/MS, 02 de junho de 2021.

NORBERTO FABRI JUNIOR

DIRETOR GERAL DA FUNSAU-NA

VALMIR MORAES DA SILVA

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

MARCOS ROGÉRIO FERNANDES

DIRETOR JURÍDICO

TATIANE APARECIDA NEGRI

DIRETORA DE ATENÇÃO À SAUDE

YGOR JOSÉ SARAIVA CARVALHO SILVA

DIRETOR CLINICO

JOÃO DE DEUS PIRES FILHO

DIRETOR TÉCNICO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.