Publicado em 10/05/2021 às 15:37, Atualizado em 10/05/2021 às 19:39

PMA de Batayporã ainda não recebeu autorização dos veterinários para encaminhar ao CRAS filhote de anta ferido por grade de trator

O animal teve que passar por uma cirurgia em Nova Andradina

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um agricultor solicitou à Polícia Militar Ambiental de Batayporã para que desse socorro a um filhote de anta ferido. Ele afirmava que durante seu trabalho com trator gradeando a terra teria atingido a anta que estava escondida em uma moita de capim e não tinha sido vista. O fato ocorreu no dia (7 de maio), na fazenda em que o agricultor trabalha no município de Batayporã, a cerca de 30 km da cidade.

Os Policiais Militares Ambientais recolheram no dia o animal e, devido à gravidade das lesões, o levaram para uma clínica veterinária na cidade de Nova Andradina, onde ele foi entregue aos cuidados dos médicos veterinários Dr. Evandro A. Trachta e Silva e Dr. Eduardo A. Reis Alda, ambos que voluntariamente medicaram e estabilizaram a sua saúde do filhote e procederam a uma cirurgia de emergência. O filhote também teve dois dedos de uma das patas cortados pela grade do trator.

O animal está bem de saúde, porém, no fim de semana passou por cirurgia ortopédica com colocação de placas de metal na pata quebrada pela grade. A cirurgia foi um sucesso, segundo a assessoria da PMA, e os médicos veterinários calculam que ainda esta semana o filhote de anta possa ser liberado para viajar à Capital. Logo, que eles liberem, a anta será encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Capital (CRAS) em Campo Grande, que cuidará do filhote até sua possível reintrodução na natureza.