Buscar

21/09/2021 às 10:32, Atualizado em 20/09/2021 às 23:35

“Pessoas são “dragadas” por seus problemas e se veem presas em um vórtice de dor”

Por - Rosalina Ramos Lopes

Cb image default
Rosalina Ramos Lopes

Começo o texto dizendo, que setembro deve ser vivido como mês da primavera, o desabrochar das flores e a essência do colorido da vida precisa ser aflorado. O objetivo é conscientizar sobre o VALOR de viver bem. Aproveito esse mês que se aborda a origem do ‘setembro amarelo’ para dizer que devemos observar esse assunto durante todos os meses, dias e anos e não só no mês vigente. Muitos sabem que esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. “O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. (...) https://forbes.com.br/”. Não darei ênfase ao acontecido, embora muito triste, que deu origem a esse dia, pretendo mencionar vertentes para encontrar o prazer de viver. Enfatizar que a cor amarela significa luz, sol, calor, descontração, otimismo, prosperidade e alegria.

Para a psiquiatria Einstein, Dr. Alfredo Maluf num texto e vídeo no youtube gntech.med.br, relata que há muitos sinais óbvios, que são fáceis de ignorar, dentre elas a indiferença, mudanças de comportamento ou a distância emocional. Vistas como algo comum pelos indivíduos que os cercam, infelizmente, a falta do olhar minucioso para o outro. Para ele as pessoas “são dragadas por seus problemas e se veem presas em um vórtice de dor e de angústia que parece interminável ao ponto de desejarem não mais viver”. Então, como independe do estilo de vida, profissão, idades, gêneros e classes socioeconômicas, essa ideia, quando percebida, pode ser tratada. Absurdamente - Estimativas da Organização Mundial da Saúde dão conta de que, anualmente, perto de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, para entender melhor, é uma pessoa a cada 40 segundos.

Posto isto, é importante olhar nos olhos e motivar a pessoa que sofre, próxima ou não, ao prazer de viver. Quando precisar de um abraço, um elogio, uma palavra amiga e até mesmo de um acompanhamento médico, vamos ajuda-las. Muitas vezes a pessoa inicia seu momento de despedida, se afastando das pessoas ou se mostrando muito especial, desfaz das coisas ou se expressa verbalmente a falta de vontade de estar viva, já em estado depressivo. Portanto, tente ajudar, procure não criticar ou julgar dizendo que é frescura, mostre o seu lado humano com afeto e carinho. Ouça a pessoa na essência de forma respeitosa, dê um abraço apertado, as vezes nem precisa dizer nada. Convide ou aponte passeio divertido, aborde assuntos leves, faça lembrar de suas qualidades, mostre que tudo passa no tempo certo, quando puder não a deixe sozinha, ofereça amor nas ações, diga algo motivacional, permita que ela entenda que a construção de cada um está de dentro para fora. Quando não souber lidar, indique o Centro de Valorização da Vida - CVV - 188 - ou profissionais que possam trata-las, ofereça a sua amizade e o calor humano. Não espere sentir falta da pessoa a sua mesa, na família, na roda de amigos, no trabalho e muito menos noticiar algo triste.

LOPES, Rosalina Ramos, Formada em Letras pelas FINAN/FALENA, Pedagogia FINAN/ FENA e Psicopedagogia IESNA, Pós-Graduação em Deficiência Auditiva: Tradução e Interpretação em Libras IESF, subárea Análise do Discurso, pela UEMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.