Buscar

21/09/2021 às 16:30, Atualizado em 21/09/2021 às 17:07

NOVA ANDRADINA: Hospital Regional promove curso de formação de Brigada de Incêndio para seus colaboradores

A iniciativa contou com o apoio da diretoria da Funsau e Prefeitura Municipal

Cb image default
Divulgação

Primando pela segurança dos seus colaboradores e dos usuários, o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba promoveu no último sábado (18), o curso de Brigada de Incêndio.

Os treinamentos foram realizados nos turnos da manhã e da tarde, no auditório da Prefeitura e no estacionamento da instituição hospitalar, englobando teoria e prática, por meio de uma formação específica que envolve noções básicas de combate a incêndios, salvamento e primeiros socorros.

A iniciativa contou com o apoio da diretoria da Funsau e Prefeitura Municipal de Nova Andradina, com execução do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, Consultoria Especializada em Segurança do Trabalho e Bombeiro Militar da Reserva, Reinaldo Rodrigues de Souza.

Uma vez treinados e capacitados para atuar enquanto brigadistas, lhes cabe também a responsabilidade de identificar riscos no local de trabalho, bem como elaborar e emitir relatórios e pareceres, além da fiscalização do estado de conservação dos equipamentos de segurança.

O que é uma brigada de incêndio

A formação em brigada de incêndio atende a legislação trabalhista e do Corpo de Bombeiros quanto à prevenção contra princípios de incêndios e abandono da edificação

É um grupo formado por funcionários da empresa, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização. A equipe é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins.

É a Norma Regulamentadora nº 23, conhecida como NR-23, que determina o que é uma brigada de incêndio, sendo obrigatória por parte das empresas — privadas ou públicas — que têm funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.