Buscar

14/06/2021 às 14:30, Atualizado em 14/06/2021 às 13:33

Na mira da CPI: oito municípios de MS apresentam irregularidades em ações de combate ao covid

Prefeitura de Batayporã já se manifestou

Cb image default
Pilha de documentos ao lado do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, durante depoimento à CPI da Pandemia - Edilson Rodrigues/Agência Senado

Conforme publicação feita no site Midiamax, de Campo Grande, uma pilha de documentos ao lado do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, durante depoimento à CPI da Pandemia serão analisados.

Uma porção de relatórios sobre irregularidades que vão desde sobrepreço até falta de transparência em compras da covid-19 foi remetida à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia no Senado. Os problemas envolvem pelo menos oito municípios de Mato Grosso do Sul, segundo site da capital que teve acesso aos documentos.

Os relatórios foram produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) em 2020, no bojo de processos que acompanham as medidas de enfrentamento à pandemia.

Conforme levantamento, auditores do TCE-MS encontraram irregularidades em Campo Grande, Batayporã, Bonito, Corumbá, Jardim, Nova Andradina, Sonora e Três Lagoas. As falhas em cada um dos municípios serão detalhadas a partir de hoje, na série de reportagens “Na mira da CPI”.

O próprio governo estadual também é alvo de processo de fiscalização compartilhado pelo tribunal com a comissão parlamentar. Um relatório elencou problemas em ao menos 15 processos de compra de máscaras, testes rápidos, camas hospitalares, medicamentos e locação de leitos. Somadas, as despesas em xeque chegam a R$ 12,9 milhões.

Apesar da remessa aos senadores, a tendência é que as responsabilizações sobre as irregularidades partam do próprio TCE-MS. Como a pandemia não acabou, os processos de fiscalização seguem abertos e em andamento.

Como a reportagem do Midiamax cita dois municípios da região do Vale do Ivinhema, o Nova Noticias procurou saber as versões de Nova Andradina e Batayporã. A primeira administração a se manifestar foi Batayporã.

Confira abaixo.

A Prefeitura Municipal de Batayporã ainda não foi notificada formalmente quanto à investigação em curso na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado Federal, e dos relatórios produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE-MS acerca dos procedimentos adotados pela administração no ano de 2020, durante a gestão do ex-prefeito Jorge Takahashi.

Aguardamos manifestação a fim de mapearmos os objetos que são alvo de apuração. Ressaltamos que nossa postura transparente e colaborativa está à disposição para somar às investigações.

Nota sobre CPI Covid-19

Versão da prefeitura de Nova Andradina.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Nova Andradina tem se pautado pelos princípios da transparência e legalidade na aplicação dos recursos destinados ao enfrentamento da doença.

O governo municipal já vem atendendo a todos os questionamentos dos órgãos fiscalizadores, desde o âmbito municipal até as esferas governamentais superiores.

Até o presente momento, a Prefeitura não foi acionada pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal. No momento oportuno, dará todos os esclarecimentos para atender o objeto de análise da CPI em questão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.