Buscar

14/06/2021 às 12:29, Atualizado em 14/06/2021 às 12:09

MS ajuda Brasil a garantir medalha no Pan Cadete e Júnior de Wrestling

O Brasil foi representado por 32 atletas entre cadetes e juniores, delegação recorde em torneios internacionais.

Mato Grosso do Sul ajudou a seleção brasileira de wrestling (modalidade também conhecida como luta olímpica) a conquistar uma medalha de prata no Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior 2021, disputado em Oaextepec, no México, de 9 e 13 de junho. Além disso, dois atletas sul-mato-grossenses asseguraram vaga à primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecerá de 25 de novembro a 5 de dezembro deste ano, em Cali, na Colômbia.

Na classe cadete (15 a 17 anos), Paulo André Gonçalves da Silva faturou a medalha prateada na categoria até 65 quilogramas (kg), estilo livre masculino. O atleta de 17 anos superou o chileno Franco Palma na estreia por finalização touché (encostamento) e na segunda rodada foi batido pelo estadunidense Pierson Manville por superioridade técnica (10 a 0). No confronto seguinte, recuperou-se e venceu por 10 a 0 o peruano Marco Cubas.

A luta decisiva pela prata do sul-mato-grossense foi contra Roberto Armenta, do México. Paulo André comandou a disputa e, incentivado pelos torcedores de equipe, segurou as investidas do adversário mexicano, para fechar o placar em 9 a 8 e ficar em segundo lugar.

Já Assíria Daniela Maurício da Silva, pela classe júnior (18 a 20 anos) até 53 kg, no estilo livre feminino, teve uma estreia de reviravoltas. A brasileira por pouco não foi encostada pela chilena Javiera Bermudez. Depois de conseguir se livrar da posição de perigo, a lutadora de Mato Grosso do Sul inverteu a posição, submeteu as costas da oponente no solo e venceu por touché.

Na semifinal, a sul-mato-grossense de 20 anos não resistiu ao ataque da estadunidense Jaslynn Gallegos e foi encostada. Na luta pelo bronze, a atleta da seleção brasileira enfrentou a mexicana Zeltzin Guerra. A anfitriã apresentou maior volume de luta e ficou com o terceiro lugar ao vencer por 13 a 2. A quinta colocação garantiu Assíria nos Jogos Pan-Americanos Júnior.

Pedro Samuel Gonçalves da Silva, de 19 anos, também viajará à Colômbia em novembro. O campo-grandense, pela livre masculino júnior, até 74 kg, estreou com vitória por superioridade técnica (11 a 0) sobre o argentino Augusto Neiva. Nas quartas de finais, Pedro enfrentou o dominicano Juan Martinez e vencia por 5 a 1. O brasileiro tentou atacar, mas sofreu um contragolpe e foi encostado. Como o atleta da República Dominicana perdeu a luta seguinte, o brasileiro não pôde regressar na repescagem e terminou em sétimo lugar.

Os três atletas sul-mato-grossenses são irmãos e treinam na RA Academia Fitness e Combat, em Campo Grande. No México, tiveram a companhia do técnico Agnaldo Pereira dos Santos, um dos treinadores convocados pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para comandar o selecionado verde e amarelo na competição continental organizada pela federação internacional da modalidade (United World Wrestling - UWW).

O Brasil foi representado por 32 atletas entre cadetes e juniores, delegação recorde em torneios internacionais. O wrestling tupiniquim encerrou o Pan Cadete e Júnior 2021 na terceira colocação geral, com 13 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e sete de bronze) e 10 classificações aos inéditos Jogos Pan-Americanos da Juventude Cali 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.