O artista plástico Jonir Figueiredo, de 73 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (26), na casa de amigos onde estava hospedado, após participar da 3ª edição do Festival Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-americano, que iniciou nesta sexta-feira (25), na cidade de Bonito.
Natural de Corumbá, o artista se formou bacharel em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília (SP). Durante a trajetória de mais de 50 anos, Jonir ficou conhecido por suas obras com foco no Pantanal e nas belezas de Mato Grosso do Sul, produzidas em diferentes estilos e técnicas.
Nas redes sociais, amigos e até figuras públicas lamentaram a morte e prestaram as últimas homenagens ao artista. "O Jonir era um cara atuante, um cara bom, de alma boa. Com certeza o Criador vai receber ele por lá. É triste", comentou o cantor Almir Sater.
"Grande amigo, artista e ser humano ousado, original, alegre, brilhante. Vai colorir o céu do cerrado hoje, pintando o pôr do sol pantaneiro com graça, luz e talento. Vá em paz,amigo… Saudades", escreveu Claudia Regina.
Em nota, a organização do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito lamentou a morte do artista.
“É com profundo pesar que o Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito recebe a triste notícia do falecimento do renomado artista plástico Jonir Figueiredo. Ele nos deixou pacificamente durante o sono, na madrugada de hoje, após prestigiar a noite de abertura do nosso evento nesta sexta-feira, 25. Jonir Figueiredo é uma figura monumental no cenário artístico, cujo talento e visão transcenderam fronteiras e inspiraram gerações. Sua presença em nosso festival, mesmo que breve, encheu-nos de honra e alegria, reafirmando seu compromisso inabalável com a arte em todas as suas manifestações. Neste momento de luto, o Bonito CineSur se solidariza com a família, amigos e admiradores de Jonir. Sua obra e seu legado permanecerão eternamente vivos, ecoando a beleza e a profundidade de sua alma”.
Com informações do Top Mídia News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.