Buscar

12/12/2016 às 19:09, Atualizado em 12/12/2016 às 18:12

Hospitais podem ser obrigados a divulgar lista de espera de cirurgias

Os hospitais públicos e privados do Estado, que recebem recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), podem ser obrigados a divulgar na internet, a lista de espera de pacientes que serão submetidos a cirurgias eletivas. É o que defende o projeto da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que está em tramitação na Assembleia.

A intenção é que seja dada a devida transparência a este processo, já que existe muita reclamação dos pacientes, que ficam anos na fila a espera da cirurgia.

"O acesso a informação periodicamente atualizada é um mecanismo de controle eficiente, garantindo o direito do paciente de ser efetivamente atendido”, justifica a autora.

A proposta prevê que estas unidades de saúde devem divulgar as listas em seus sites oficiais, dispondo ainda de informações complementares, como a data que o paciente entrou na fila (espera), a posição ocupada e a especialidade médica, no qual necessita de cirurgia.

A matéria está em tramitação nas comissões permanentes da Assembleia, para depois ser avaliada em plenário, pelos deputados estaduais. Caso seja aprovada, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.