Publicado em 12/12/2016 às 19:09, Atualizado em 12/12/2016 às 18:12

Hospitais podem ser obrigados a divulgar lista de espera de cirurgias

Redação,

Os hospitais públicos e privados do Estado, que recebem recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), podem ser obrigados a divulgar na internet, a lista de espera de pacientes que serão submetidos a cirurgias eletivas. É o que defende o projeto da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que está em tramitação na Assembleia.

A intenção é que seja dada a devida transparência a este processo, já que existe muita reclamação dos pacientes, que ficam anos na fila a espera da cirurgia.

"O acesso a informação periodicamente atualizada é um mecanismo de controle eficiente, garantindo o direito do paciente de ser efetivamente atendido”, justifica a autora.

A proposta prevê que estas unidades de saúde devem divulgar as listas em seus sites oficiais, dispondo ainda de informações complementares, como a data que o paciente entrou na fila (espera), a posição ocupada e a especialidade médica, no qual necessita de cirurgia.

A matéria está em tramitação nas comissões permanentes da Assembleia, para depois ser avaliada em plenário, pelos deputados estaduais. Caso seja aprovada, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).