O evento aconteceu na última sexta-feira (08) na sede da unidade e contou com a presença de várias autoridades de toda a região do Vale do Ivinhema. A Solenidade Militar alusiva ao 42° aniversário do Batalhão agraciou várias personalidades com o Diploma Amigo da Polícia Militar e teve como um dos destaques o Centro de Equoterapia, que é desenvolvido no 8° BPM em parceria com a APAE.
Depois de um ano e meio paralisado em virtude da Pandemia o Projeto retornou com força total e já está atendendo 80 crianças. O Centro de Equoterapia possibilita o acesso e a garantia de direito aos benefícios do atendimento à pessoa com deficiência no município de Nova Andradina, além de oferecer uma reabilitação mais ampla que os processos terapêuticos tradicionais, trabalhando aspectos afetivo, cognitivo, motores, sensoriais e sociais, tendo por fatores particulares: o equino, o ambiente e a equipe interdisciplinar.
A Coordenadora da Equoterapia Nair Lorencine Russo e a Diretora Social da APAE Ida Merces do Nascimento disseram que a parceria entre o projeto e a Polícia Militar é muito importante pois possibilita o atendimento as crianças que necessitam e proporciona uma qualidade de vida melhor para elas e para a família.
Já o Comandante do 8° Batalhão Tenente Coronel J. Roberto disse que o objetivo dos profissionais envolvidos no projeto é aumentar os atendimentos para o ano de 2022 e para isso recursos estão sendo buscado junto a entidades municipais, estaduais e federal, bem como na iniciativa privada. Hoje o projeto conta com 4 animais treinados para esse tipo de trabalho, 7 profissionais de áreas específicas tais como psicólogos, pedagogos, fisioterapeuta, educador físico e quitadores, além de um Policial Militar que auxilia nas atividades.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.