Buscar

09/06/2021 às 11:50, Atualizado em 09/06/2021 às 16:26

Professora de Nova Andradina incentiva jovens ao hábito da leitura e escrita através de escritores nacionais independentes

Adriana Paioli, professora do ensino básico, editora livros de escritores nacionais independentes e atua em projeto na Escola Adventista de Nova Andradina

Cb image default
Adriana Paioli

Fonte: arquivo pessoal

Adriana Paioli, professora da Escola Adventista de Nova Andradina, concedeu uma entrevista exclusiva ao Nova Notícias para nos contar sobre um projeto de incentivo à leitura e à escrita e também sobre seu trabalho de divulgação de escritores nacionais e independentes.

O projeto se chama “Autor nacional na escola”, sob coordenação da Profª Abigail Cassiola Rovari, que procura atingir estudantes de 10 a 14 anos através de leituras de livros publicados por escritores nacionais, como Marcele Orlando, Felipe Pereira, Flávia Pimenta dentre outros. Escritores independentes que buscam difundir sua literatura para o público jovem. 

Adriana trabalha com divulgação de escritores nacionais independentes há 10 anos através das redes sociais e há 2 anos criou a Editora Mashallah com o escritor Felipe Pereira na intenção de ajudar na publicação de obras nacionais através da editoração, impressão e divulgação. Aproveitando seu contato com autores nacionais, a professora selecionou obras para utilizar no projeto da Escola Adventista:

Pequeno Grande Cidadão - Marcele Orlando

Nas dunas do deserto - Felipe Pereira (Próximo lançamento da editora Mashallah)

A caixa de sonhos -Vina Ferreira

O reino da Joaninha - Renan Eugênio de Souza

Quando encontrar a paz! - Flávia Pimenta 

Cb image default
Adriana com livros do projeto na Escola Adventista de Nova Andradina

Fonte: arquivo pessoal

O projeto

Adriana Paioli contou ao site Nova Notícias: “O intuito do projeto é incentivar os jovens à leitura e também na escrita de livros, porque muitos deles têm um sonho de ser escritor e mostramos as ferramentas de escrita através das leituras nacionais. Queremos incentivar os estudantes a escreverem suas histórias e serem futuros escritores da cidade de Nova Andradina”. Adriana espera que os jovens tenham prazer pela leitura e aprendam a escrever textos mais ricos e também pretende trazer escritores de outras regiões em saraus literários durante o projeto.

O Nova Notícias perguntou à professora como está sendo o desempenho dos estudantes no ensino remoto durante a pandemia: “Estou tendo uma devolutiva boa deles, não posso dizer que está sendo 100%, mas 80% a gente tem uma devolutiva legal. Alguns ainda não tem acesso à internet e à plataforma da escola que é corriqueiro, mas a devolutiva é positiva”. Os estudantes acessam os livros do projeto através dos capítulos disponibilizados pela Professora Adriana, mas todos os livros são vendidos pela Amazon, porém Paioli quer trazer os escritores para lançarem seus livros e os estudantes conhecê-los para então adquirir cada obra, além de poder trabalhar cada capítulo dos livros separadamente em sala de aula.

Cb image default
Felipe Pereira e Adriana Paioli

Fonte: arquivo pessoal

Editora Mashallah

Adriana falou na entrevista sobre o seu trabalho na divulgação de escritores nacionais independentes e a sua Editora, Mashallah, que criou há 2 anos atrás com o escritor Felipe Pereira. Paioli diz que a editora faz a editoração e normalização dos livros e somente cobra a impressão do livro, que já inclui todos os serviços, além de ajudar na divulgação e lançamento dos livros desses escritores nacionais. A professora entende que a literatura nacional precisa ser mais valorizada e conhecida pela população brasileira, principalmente os jovens. “Através da internet fico sabendo dos escritores pelos grupos do facebook e whatsapp e assim vão surgindo novos trabalhos. Eu e o Felipe temos esse sonho de trabalhar com jovens, buscá-los e incentivá-los a escrever. Eu já tinha um projeto antes de conhecer o Felipe, que era um trabalho com cultura literária e divulgação de escritores e suas obras, saraus nas praças com jovens talentos (música, dança, teatro), nos conhecemos e decidimos abrir uma editora”, conta a professora.

Cb image default
A editora vai lançar o novo livro do escritor Felipe Pereira, “Nas dunas do deserto”

Fonte: Editora Mashallah

Nos grupos do facebook que Paioli participa, tem mais de 3 mil participantes hoje que ajudam na rede de incentivo à leitura e na divulgação do trabalho dos escritores, comprando os livros, por exemplo. “A literatura nacional está sendo bem reconhecida, mas há ainda um longo caminho e agora existe uma abertura maior pra sociedade. Temos escritores que escrevem muito bem”, destaca.

Adriana Paioli recebe solicitações de editoração dos livros através das suas redes sociais e por telefone. Novos autores e outros que já escrevem podem publicar pela Editora Mashallah. Paioli administra grupos do facebook e do whatsapp e para quem quiser saber mais ou participar, pode acessar os contatos abaixo.

Facebook da Editora Mashallah: https://www.facebook.com/adriana.felipe.169405 

 Instagram/Facebook Adriana Paioli: @AdrianaPaioli              

Telefones: 67 9 9943-7899 (Adriana) e 67 9 9917-9302 (Felipe Pereira)

Cb image default
Fonte: Editora Mashallah

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.