Buscar

30/06/2017 às 15:00, Atualizado em 30/06/2017 às 13:51

Educação de Nova Andradina celebra o dia de Mobilização pela Paz nas Escolas

Dia 28 de julho foi instituído no calendário municipal no intuito de promover reflexões sobre o cotidiano escolar .

Cb image default
Foto: João Cláudio

As escolas municipais de Nova Andradina, por meio da orientação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, promoveu a celebração do Dia Municipal da Mobilização Social para a Paz nas Escolas. A data foi instituída em resposta a uma tragédia que ceifou a vida do professor Delmiro Salvione Bonin, assassinado no dia 28 de junho de 2012, na porta da escola que dirigia em Nova Casa Verde.

A Lei que instituiu essa celebração determina que as escolas do município realizem atividades e reflexões que promovam uma cultura de paz e solidariedade nas comunidades escolares. O prefeito Gilberto Garcia recordou com tristeza o episódio que provocou a formulação da Lei “Delmiro Salvione Bonin” e enalteceu os esforços das unidades de ensino da Rede Municipal.

“Lembro-me do espírito pacífico e comprometido do professor Delmiro, vítima daquela tragédia que não me cabe aqui julgar as causas, mas fundamentalmente, dizer que somos responsáveis em responder à sociedade com ações que promovam a paz e o respeito, principalmente com relação aos nossos professores”, disse o

Chefe do Executivo Municipal.

Já a professora Elsa Satil, subsecretária da Semec, fez um apanhado das atividades que aconteceram nas escolas municipais, destacando a grande adesão desde os centros de educação infantil às escolas de ensino fundamental. “A data nos convida a trabalhar com as crianças e adolescentes da Rede à construção da afetividade, do companheirismo e do respeito nas relações humanas, particularmente, nas nossas escolas”, explicou professora Elsa.

De acordo com Elsa Satil, a reflexão proposta pelo Dia Municipal da Mobilização Social para a Paz nas Escolas reforça a edificação dos quatro pilares da educação, aprender a conhecer, ensinar a fazer, viver juntos e a ser no mundo cidadãos do bem, que promovam práticas de ensino que considerem as condições sociais de cada aluno, para que seja

As escolas realizaram atividades interdisciplinares, palestras, apresentações musicais, teatrais, panfletagens, que trabalharam e divulgaram a temática do dia de mobilização pela paz.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.