Buscar

20/10/2025 às 13:32, Atualizado em 20/10/2025 às 16:35

Conta de água e esgoto em cidades atendidas pela Sanesul ficará mais cara em 2026

Agência estadual recebe contribuições até 17 de novembro antes de definir novo reajuste que valerá para 68 municípios atendidos pela Sanesul

Cb image default
Sanesul em Nova Andradina

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) abriu consulta pública para receber sugestões, comentários e contribuições sobre o processo administrativo da 2ª Revisão Tarifária Ordinária dos Serviços de Água e Esgoto prestados pela Sanesul em 68 municípios sul-mato-grossenses. O procedimento antecede o anúncio de um novo reajuste nas tarifas, previsto para entrar em vigor a partir de 2026.

O objetivo da consulta é garantir transparência e participação social antes da definição do índice de aumento, que incidirá sobre as contas de água e esgoto. O último reajuste ocorreu em maio de 2024, quando a tarifa subiu 3,69% em 67 municípios operados pela Sanesul. A única exceção foi Três Lagoas, que teve aumento de 3,93%.

De acordo com o aviso de abertura publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20), o prazo para envio de contribuições será de 3 a 17 de novembro. As manifestações podem ser encaminhadas por três canais:

E-mail: [email protected]

Site: www.agems.ms.gov.br, na seção Audiências e Consultas Públicas

Presencialmente: no protocolo da AGEMS, localizado na Av. Afonso Pena, nº 3.026 – Centro, Campo Grande, das 7h30 às 17h, em dias úteis.

Toda a documentação referente à consulta — incluindo o modelo para envio de contribuições, os critérios e os procedimentos de participação — está disponível no site e no endereço físico da agência.

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é responsável pela operação dos serviços de abastecimento de água e esgoto em 68 dos 79 municípios do Estado. A revisão tarifária tem como finalidade equilibrar custos operacionais, investimentos e sustentabilidade do serviço, ao mesmo tempo em que busca garantir modicidade tarifária aos consumidores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.