A Receita Federal liberará na próxima segunda-feira (23), às 9h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que será o maior da história tanto em número de contribuintes quanto em valor distribuído. Serão R$ 11 bilhões pagos a mais de 6,5 milhões de pessoas.
O valor será depositado diretamente na conta bancária ou via chave Pix informada pelo contribuinte na declaração. O pagamento está agendado para 30 de junho.
Entre os contribuintes contemplados, mais de 4,7 milhões utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como forma de recebimento. O lote também abrange restituições residuais de exercícios anteriores.
Grupos com prioridade legal também estão incluídos neste lote. São eles:
148.090 contribuintes com mais de 80 anos;
1.044.585 entre 60 e 79 anos;
91.363 pessoas com deficiência física ou mental, ou portadoras de doenças graves;
496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Quem não estiver na lista deste lote deve acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para verificar o status da declaração e possíveis pendências. Se necessário, a retificação da declaração pode garantir a inclusão nos próximos pagamentos.
Caso o crédito não seja efetuado por conta de dados bancários inválidos ou conta inativa, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, será necessário solicitar o valor por meio do Portal e-CAC da Receita.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, ou ainda pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.