Assim como uma planta precisa de água, sol e terreno fértil para retirada dos nutrientes necessários para sua sobrevivência e crescimento, para gerar flores e frutos que alimentam o corpo e a alma das pessoas e animais, com a vida conjugal não é diferente, pois o casamento também precisa de permanente adubação.
Não basta o homem e a mulher dizerem “sim”, jurando amor, fidelidade e dedicação, se não se esforçarem para isso. Se não houver consciência de que é preciso mudar, aperfeiçoar, melhorar e até, por que não, “aprender a viver como um” (como recomendado pelo Senhor, nas Escrituras Sagradas), o relacionamento não terá sucesso e o casal tende a trilhar caminho difícil, turbulento, que pode conduzi-lo à separação.
Infeliz daquele homem ou daquela mulher que, no transcorrer da vida a dois reproduz a famosa frase: “Você me conheceu assim! Vou continuar assim! e vou morrer assim!”. Lamentável esse conceito indevido, pois devemos estar sempre abertos a mudanças, à evolução pessoal, profissional e espiritual.
O casal precisa estabelecer uma rotina de diálogo sobre absolutamente todas as coisas. Tanto no que diz respeito a cada um, ao casal, filhos, trabalho etc. E isso de forma amistosa, com amor e carinho. Um precisa ser paciente, companheiro e amigo do outro, principalmente quando determinadas mudanças exigem um esforço muito grande.
Como o ser humano é um indivíduo em evolução, é normal o cônjuge se deparar com hábitos e costumes enraizados na personalidade do(a) companheiro(a) e que nem sempre são saudáveis, físico, social ou espiritualmente. Somente com muito amor e paciência ocorrem as mudanças, as transformações necessárias para tornarem o indivíduo melhor.
O desenvolvimento espiritual é de vital importância não só para o fortalecimento matrimonial, pois ajuda nas adversidades do dia a dia, como também para alcançar a verdadeira felicidade e, no final, a salvação. O casal precisa honrar, respeitar e seguir os mandamentos e ensinamentos de Deus e Jesus Cristo. Para isso, podem contar com a presença e orientação constante do Espírito Santo, aquele que sussurra nos ouvidos advertindo dos perigos e que ajuda a pessoa a trilhar o bom caminho.
Todo casal que alicerça seu relacionamento matrimonial na Palavra de Deus, tem maiores condições de superar com a cabeça erguida toda e qualquer adversidade, quer de origem interna ou externa do lar.
Afinal, o que dizer de palavras tão belas e confortantes como aquelas encontradas nas Escrituras Sagradas. Palavras como a de I Coríntios 13:4-7: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
Desde o início da criação do mundo, Deus, o Pai Celestial, tinha um plano maravilhoso para a felicidade de todos nós. Faz parte desse plano nascermos nesta Terra, ganharmos um corpo físico, termos experiências para nosso crescimento e amadurecimento, fazer escolhas de princípios e valores eternos (morais e espirituais), desenvolver fé e confiança em Deus, guardar seus mandamentos e nos qualificar para retornar à sua presença. Desta forma, esta existência terrena tem um propósito Divino e o simples fato do indivíduo se conscientizar disso, pode ajudá-lo a seguir firme sua jornada de maneira digna e honrada com seu cônjuge e filhos.
Então, não espere mais. Mude agora seu jeito de ser e de agir. Reflita sobre seus atos e ações que não são bem vistos não só pelo cônjuge como também por outros membros da sociedade e procure mudar. Dê um passo de cada vez. Se espelhe em Cristo. E ao homem, mais alguns conselhos: Seja mais atencioso e amoroso com a esposa! Leve flores para ela, mesmo sem nada a comemorar. Dê rosas e diga que ela simplesmente merece o melhor de você, o melhor da vida. Demonstre seu amor com palavras e ações. Dessa forma, estará adubando e potencializando o amor, a vida conjugal. Aí então, tudo ficará muito melhor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.