Buscar

17/04/2021 às 10:01, Atualizado em 16/04/2021 às 19:00

Zagueiro é denunciado por desacato após tiro disparado por policial em jogo do campeonato sul-mato-grossense

De acordo com o delegado Gabriel Salles, jogador Virgulino assinou TCO e foi liberado ainda na noite desta quinta-feira (15). Foi ele o jogador perseguido por policial, com arma na mão, após confusão generalizada no estádio Noroeste, em Aquidauana.

Cb image default
Momento em que policial, com arma na mão, persegue o zagueiro Virgulino, no estádio Noroeste, em Aquidauana — Foto: TV Águia/Reprodução

O zagueiro Virgulino, do Águia Negra, foi denunciado por desacato na 1ª Delegacia de Polícia de Aquidauana, após a confusão generalizada que gerou até tiro disparado por um policial, na partida decisiva entre o time de Rio Brilhante e o Aquidauanense, válida pelo campeonato sul-mato-grossense de 2021.

De acordo com o delegado Gabriel Salles, da 1ª DP da cidade, o zagueiro, o meia Rafael Xavier - que simulou ter sido atingido pelo disparo do policial - e o técnico Rodrigo Cascca, todos do Águia Negra, foram conduzidos para a delegacia após o fato. Eles foram ouvidos, mas apenas Virgulino foi denunciado, sendo os outros dois tidos como testemunhas.

Salles ainda confirmou que o jogador denunciado assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), para comparecer ao juizado de Aquidauana quando for intimado, e foi liberado em seguida por se tratar uma infração de menor potencial ofensivo. Segundo o gerente de futebol do Águia, Ronei de Oliveira Pereira, jogadores e técnico só saíram da delegacia por volta das 21h30, horário de Mato Grosso do Sul, mais de quatro horas após o término da partida.

O gerente de futebol criticou a ação da polícia na situação. "A gente ficou indignado pela atitude dos policiais. Não foi uma confusão generalizada, com briga, soco, antes deles chegarem. Não tinha necessidade de tiro, de sair correndo com arma atrás de jogador. Ficou uma situação chata demais, mas pelo menos quase tudo se resolveu na delegacia", disse Ronei.

De acordo com o delegado Gabriel Salles, os policiais que participaram da ocorrência vão ser ouvidos e uma cópia da ocorrência será encaminhada para a corregedoria da PM para apuração da conduta dos policiais.

RELEMBRE O CASO

Aquidauanense e Águia Negra disputavam a última rodada da primeira fase do campeonato sul-mato-grossense, em partida decisiva especialmente para o time de Rio Brilhante, que precisava da vitória para se classificar. Aos 28 minutos do segundo tempo, com o placar já de 3 a 1 em favor da equipe de Aquidauana, o jogador Daniel, do Águia, foi expulso.

Após o cartão vermelho, o jogo foi reiniciado normalmente, mas uma discussão começou no banco de reservas, entre jogadores e integrantes das comissões técnicas das duas equipes. A partida foi paralisada novamente e o reforço policial entrou no gramado, para apartar a aglomeração.

No entanto, jogadores do Águia e Aquidauanense continuaram se estranhando. As imagens da transmissão via internet mostram um policial apontando a espingarda (aparentemente de pressão) para o chão. Em seguida, há o disparo e o meia Rafael Xavier, do time visitante, cai, aparentemente com dores no pé. Na delegacia, o jogador admitiu que simulou a lesão, pelo susto após o tiro.

O jogo ficou parado por 21 minutos e posteriormente retomado. Ao final, o Aquidauanense venceu o Águia por 3 a 1. Com o resultado, o bicampeão estadual Águia Negra foi eliminado ainda na primeira fase da competição. Já o Aquidauanense garantiu vaga no hexagonal final.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que efetuava o policiamento durante a partida de futebol e, por causa da discussão generalizada, se fez "necessária a intervenção policial militar para encerrar o tumulto e evitar mal maior, sendo utilizados equipamentos e munições não letais".

Após a ação, conforme a PM, três pessoas foram conduzidas para a delegacia "para esclarecimentos e as devidas providências cabíveis diante da lei". A Polícia Militar não informou se irá abrir um procedimento interno para apurar a ação dos policiais na partida.

Com informações do G 1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.