O pleno do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) definiu na noite desta quinta-feira (14) que a eleição para a vaga do presidente destituído da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul)Francisco Cezário de Oliveira, deve acontecer em até 20 dias. O julgamento começou por volta das 19h na Câmara Municipal de Campo Grande. O prazo está fixado até o dia 4 de dezembro. A medida vale imediatamente.
O julgamento do mandado de garantia, feito pelo candidato a presidência Paulo Telles, começou na semana passada. Na quinta-feira (7), o procurador-geral do TJD, Adilson Viegas de Freitas Junior pediu vistas do processo e a nova data foi marcada. No dia, nenhuma das partes envolvidas teve oportunidade de fala.
Nesta noite, todos tiveram a oportunidade de fala. Paulo Telles reforçou o pedido pelo afastamento do presidente interino Estevão Petrallás por falta de "equidade" no processo eleitoral.
Estevão Petrallás não esteve presente na sessão de julgamento. Na aba da eleição no site da FFMS, ele publicou um texto deliberando que a eleição para a vaga em vacância seja feita após o Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol de 2025. Assim, o pedido era para que a eleição ocorresse após a primeira semana de abril do ano que vem.
Esse documento não foi reconhecido pelo TJD e não tem validade para a eleição. O representante da comissão eleitoral, Ítalo Milhomem esclareceu que houve a demora no processo para que alguns documentos fossem entregues pela FFMS.
Depois das deliberações, começou os votos. O relator Thiago Moraes Marsiglia votou para continuar com a realização do processo eleitoral, manter Estevão no cargo e fixando o prazo de 20 dias corridos para que aconteça a eleição, ou seja, até o dia 4 de dezembro.
Na sequência, todos acompanharam o relator. A auditora Celina de Mello e Dantas Guimarães teve voto favorável, porém com uma divergência. Para ela, a eleição deveria ser para o cargo de vice-presidente, por já haver oito vice-presidentes eleitos. Segundo o entendimento dela, um dos vices deveria assumir.
Cabe agora a comissão eleitoral e a FFMS convocarem a eleição dentro desse prazo para que seja cumprida a determinação do Tribunal de Justiça Desportiva. A eleição será para vaga de Cezário, destituído exatamente um mês atrás.
Vale lembrar que sete candidatos tiveram as candidaturas deferidas para ocupar o antigo cargo de Francisco Cezário. São eles: Américo Ferreira (ligado ao Novo); André Baird (presidente do Costa Rica); Cláudio Barbosa (presidente do Comercial); Estevão Petrallás (presidente interino da FFMS); Marcos Araújo (presidente do Dourados); Paulo Telles (ex-presidente do Cene); Toni Vieira (ex-presidente do Operário).
O novo presidente assumiria a vaga no dia 25 de novembro. O mandato do interino Estevão Petrallás vai até o dia 23 de novembro. Ele está desde maio no comando da Federação de Futebol.
Com informações do Campo Grande News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.