Buscar

19/05/2021 às 15:42, Atualizado em 19/05/2021 às 16:53

São Paulo e Palmeiras fazem apenas segunda final direta de Paulistão

Rivais, porém, já decidiram títulos em campeonatos que tinha os pontos corridos como regulamento

Cb image default
Divulgação

Finalistas do Paulistão deste ano, São Paulo e Palmeiras vão fazer apenas a segunda decisão direta de título estadual na história do Campeonato Paulista. Frente a frente em 1992, quando o tricolor levou a melhor, os rivais disputaram títulos em outras sete ocasiões em que o regulamento previa o campeão em pontos corridos.

Sem conquistar um título importante desde 1976, o Palmeiras entrava na temporada de 1992 com o aporte financeiro da multinacional Parmalat e, após seis anos, voltava à decisão do Campeonato Paulista. Do outro lado estava o São Paulo já comandado por Telê Santana, campeão da Libertadores e que ganharia o primeiro mundial entre uma decisão estadual e outra.

No primeiro jogo da final, em 5 de dezembro, Raí brilhou, marcou três vezes e o São Paulo venceu o Palmeiras por 4 a 2. No dia 13, em Tóquio, o tricolor batia o Barcelona para ficar com o título do Mundial Interclubes e no dia 20, estava de volta ao Brasil para o segundo jogo da decisão paulista, onde voltou a vencer, por 2 a 1, e ficou com a sua 17ª taça estadual.

Disputas em pontos corridos

Em outras sete ocasiões, os rivais disputaram o título estadual ponto a ponto, mas sem fazer finais de fato. Em 1950, 1971 e 1972, se enfrentaram na última rodada do campeonato e os dois times entraram em campo podendo ficar com a taça ao fim do jogo. Em 50, o empate deu a taça ao São Paulo, que também foi campeão em 1971, mas após vencer o confronto. Em 1972, ambos chegaram invictos à última rodada e o empate sem gols deu o título ao Palmeiras.

Em 1933, 1942, 1943 e 1944, a disputa do título acontecia entre as duas equipes até as últimas rodadas, mas embora os confrontos entre elas tenham sido decisivos, apenas uma das equipes poderia ficar com a taça ao final do jogo. O Palmeiras foi campeão em 33, 42 e 44, enquanto São Paulo ficou com a taça em 43. Com informações do site da FPF (Federação de Futebol Paulista).

Transmissão

Diante do tamanho das duas torcidas na região do Vale do Ivinhema e da importância do jogo, a direção da Rádio Excelsior FM decidiu que vai transmitir o primeiro jogo da decisão a partir das 20h30 desta quinta-feira. O departamento de esportes da emissora já havia anunciado a transmissão do confronto de domingo que vai acontecer no Morumbi, estádio do São Paulo, as 15horas (MS).

As finais do Paulistão terão a narração do Antônio Tomaz; com ele estará o comentarista Newton Luiz de Oliveira, o repórter Marcos Donzeli e Newton Junior na técnica.

Para o jogo desta quinta-feira, o árbitro designado pela comissão de arbitragem da FPF, é o Flavio Rodrigues de Souza, tendo como assistentes – Marcelo Carvalho Van Gasse e Anderson José de Morais Coelho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.