No próximo domingo (5), o árbitro João Lupato comandará a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense - sua quarta decisão em seis temporadas. Mas ao término dos 90 minutos, poderá ser a última vez que Lupato trina o apito na competição estadual. O árbitro de 35 anos já pensa em encerrar a carreira.
Quando não está apitando jogos de futebol, Lupato é enfermeiro e atua em dois hospitais em Campo Grande. Ele ainda administra uma empresa que atua no ramo de enfermagem. A escolha por dedicar mais tempo à profissão deve fazer Lupato abreviar seus compromissos como árbitro.
- Como sou árbitro da CBF e fui aprovado nos testes, ainda tenho vários compromissos. Mas hoje, meu pensamento é que eu pare esse ano. É a minha expectativa - conta.
Nas nove partidas que apitou até agora no campeonato estadual este ano, ele aplicou 57 cartões amarelos e 10 vermelhos. Em campo, Lupato avalia seu perfil como disciplinador, porém, calmo e frio. Comportamento que garantiu boa convivência com atletas, treinadores e dirigentes, segundo o árbitro.
- O fato de eu apitar tantas finais do estadual indica que meu trabalho tem grande aprovação. Isso é motivador para mim - diz.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.