Buscar

10/10/2021 às 12:01, Atualizado em 09/10/2021 às 22:47

MS estará em 14 modalidades nos Jogos Universitários Brasileiros

Mato Grosso do Sul será representado em 14 modalidades nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) 2021, que serão realizados em Brasília, no Disgtrito Federal, entre os dias 10 e 18 de outubro.

A equipe sul-mato-grossense, formada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), disputará o atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez, com 124 atletas. A seleção de Mato Grosso do Sul ainda é composta por 12 técnicos e auxiliares, e oito dirigentes.

As seletivas estaduais foram organizadas pela FUEMS em agosto e setembro, na capital. Serão representadas na competição nacional cinco instituições de ensino superior (IES) do estado: Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) - matriz e capital, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As disputas começam a partir de terça-feira (12).

“Mato Grosso do Sul sempre teve muita tradição nos JUBs, participando a cada edição com número expressivo de atletas. Desta vez, não é diferente e isso nos orgulha muito”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “É uma competição importante, a maior da América Latina entre as instituições de ensino superior, em que muitos atletas, que hoje já são consagrados e conhecidos nacional e até mundialmente, deixaram suas marcas”, conclui.

De acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organizadora dos JUBs, o evento reunirá aproximadamente três mil atletas, de 270 universidades (públicas e privadas), representando as 27 unidades federativas. Além das citadas, também vão ser disputadas as modalidades acadêmico, badminton (convencional e paradesportivo), paranatação, tênis de mesa paralímpico, e eSports (Clash Royale, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire, League of Legendes, futebol eletrônico e poker).

Protocolo rígido de biossegurança

A competição seguirá um rígido protocolo sanitário, para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O evento será realizado sem a presença de público e somente as pessoas credenciadas (atletas, comissão técnica, comitê organizador e imprensa) circularão pelos locais de competição.

Todos os envolvidos nos JUBs Brasília 2021 já foram testados para o vírus, por meio de método nasal (RT-PCR), com apresentação obrigatória do resultado negativo à organização. Os espaços estarão equipados com álcool em gel e o uso de máscaras é obrigatório nas áreas comuns, a não ser para atletas nos momentos de disputa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.