Mato Grosso do Sul será representado em 14 modalidades nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) 2021, que serão realizados em Brasília, no Disgtrito Federal, entre os dias 10 e 18 de outubro.
A equipe sul-mato-grossense, formada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), disputará o atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez, com 124 atletas. A seleção de Mato Grosso do Sul ainda é composta por 12 técnicos e auxiliares, e oito dirigentes.
As seletivas estaduais foram organizadas pela FUEMS em agosto e setembro, na capital. Serão representadas na competição nacional cinco instituições de ensino superior (IES) do estado: Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) - matriz e capital, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As disputas começam a partir de terça-feira (12).
“Mato Grosso do Sul sempre teve muita tradição nos JUBs, participando a cada edição com número expressivo de atletas. Desta vez, não é diferente e isso nos orgulha muito”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “É uma competição importante, a maior da América Latina entre as instituições de ensino superior, em que muitos atletas, que hoje já são consagrados e conhecidos nacional e até mundialmente, deixaram suas marcas”, conclui.
De acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organizadora dos JUBs, o evento reunirá aproximadamente três mil atletas, de 270 universidades (públicas e privadas), representando as 27 unidades federativas. Além das citadas, também vão ser disputadas as modalidades acadêmico, badminton (convencional e paradesportivo), paranatação, tênis de mesa paralímpico, e eSports (Clash Royale, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire, League of Legendes, futebol eletrônico e poker).
Protocolo rígido de biossegurança
A competição seguirá um rígido protocolo sanitário, para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O evento será realizado sem a presença de público e somente as pessoas credenciadas (atletas, comissão técnica, comitê organizador e imprensa) circularão pelos locais de competição.
Todos os envolvidos nos JUBs Brasília 2021 já foram testados para o vírus, por meio de método nasal (RT-PCR), com apresentação obrigatória do resultado negativo à organização. Os espaços estarão equipados com álcool em gel e o uso de máscaras é obrigatório nas áreas comuns, a não ser para atletas nos momentos de disputa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.