Buscar

08/12/2024 às 16:03, Atualizado em 08/12/2024 às 17:34

Lando Norris vence em Abu Dhabi, e McLaren é campeã após 26 anos

A corrida aconteceu neste domingo

Uma espera de 26 anos terminou para a McLaren. Lando Norris venceu o GP de Abu Dhabi deste domingo e, além de confirmar seu vice-campeonato, também conduziu a equipe rumo ao nono Mundial de construtores. Ele afastou a concorrência de Carlos Sainz, segundo colocado; mesmo com Charles Leclerc indo de 18º a terceiro, a Ferrari teve que se contentar com o vice de equipes.

O último campeonato de construtores da McLaren foi em 1998, com Mika Hakkinen, no ano do primeiro título do finlandês. A equipe chegou perto de repetir o feito em 2007 mas foi desclassificada em um escândalo de espionagem revelado por Fernando Alonso. Com isso, o time de Woking empata com a Williams e mantém-se como a terceira maior vencedora.

A corrida começou com um susto para a equipe britânica, que viu Oscar Piastri envolver-se em uma colisão com Max Verstappen; com o australiano até então fora dos pontos, uma possível vitória de Sainz deixaria a Ferrari na frente por um ponto. Norris, porém, impediu que o espanhol reduzisse a diferença de 2s entre eles e aumentou o ritmo na metade final da prova.

A corrida ainda terminou com a última ultrapassagem de Lewis Hamilton pela Mercedes: sobre seu colega George Russell, a metros da linha de chegada. O heptacampeão ganhou 12 posições no decorrer da prova que marcou sua despedida da equipe alemã após 12 temporadas de parceria. Em 2025, ele será piloto da Ferrari.

A F1 retorna em 16 de março de 2025, em sua temporada de número 75. O campeonato terá 24 etapas e marca a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto, além de Lewis Hamilton na Ferrari.

Fonte g1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.