Com o calendário 2026 definido, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) trabalha na formatação das competições da próxima temporada. Prevista para o final de maio, a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense já está no foco da Diretoria de Competições da entidade, que espera contar com até 12 clubes na disputa.
Nas últimas semanas, o presidente Estevão Petrallás e o diretor Marco Tavares atenderam dirigentes de diversos clubes que mostraram interesse em estar na Segunda Divisão Estadual. Os representantes da Federação têm aproveitado contatos para tirar dúvidas em relação aos estádios, inscrição de atletas e exigências para que possam fazer parte da competição.
“O ajuste que fizemos nas competições do nosso calendário tem reflexo direto no aumento do interesse em clubes disputarem a Série B. Estar no futebol profissional é uma exigência para que possam disputar a Copa São Paulo de Juniores e, para isso, agora teremos uma competição seletiva específica. Além disso, a volta da Copa MS, no último trimestre, valendo uma vaga para a Copa do Brasil, só pode ser disputada por clubes que tenham disputado uma das duas divisões”, explica Petrallás.
Quem vem?
A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense está sendo programada pelo DCO da FFMS para ser disputada por 12 clubes. De acordo com Marco Tavares, até o início desta semana, a lista de equipes que já manifestaram interesse com a pré-inscrição soma 17 integrantes.
De Campo Grande, além de EC Comercial e EC Taveirópolis, que já disputaram a edição 2025, estão Náutico FC, Novo FC, União ABC e EC Campo Grande. De Dourados se movimentam para disputa o CD Sete de Setembro, Operário AC, Ceart FC e Mato Grosso do Sul FC.
Estão na fila também a SER Chapadão, SENA de Nova Andradina, Aquidauanense FC, São Gabriel EC, Urso de Mundo Novo, Pantanal FC de Corumbá e Comercial EC de Três Lagoas. Além desses, a Federação aguarda manifestação do Coxim AC, Maracaju AC e representantes de Sidrolândia, Amambai, Paranaíba, Cassilândia e Miranda.
Tavares espera que a lista esteja consolidada até fevereiro, quando deve acontecer a primeira reunião técnica com os dirigentes, para orientação. Como a primeira rodada está prevista para 30 e 31 de maio, o Conselho Arbitral da competição acontece, obrigatoriamente, até o fim de março.
“Falei aos dirigentes que até parece que o início da Série B Estadual está longe, mas que podem ter certeza de que não está. Temos, até agora, 17 clubes pré-inscritos, mas apenas 12 vagas abertas para a competição e esses precisam cumprir uma série de exigências que incluem 14 documentos obrigatórios. Então, aqueles que mostrarem mais agilidade, saem na frente”, afirma o diretor da Federação.
A Série B Estadual deve apontar os clubes que vão ocupar na primeira divisão em 2027, as vagas dos rebaixados na Série A, que será disputada entre os dias 18 de janeiro e 29 de março.
Com informações da FFMS









Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.