Buscar

21/08/2016 às 20:00, Atualizado em 21/08/2016 às 22:07

Ex-pedreiro, brasileiro termina a prova de ciclismo entre os 30 melhores do mundo

O mineiro Rubens Valeriano, o Rubinho, comprou sua primeira bicicleta mountain bike ao 14 anos de idade com o dinheiro que recebeu do acerto de sua dispensa de uma olaria.

Pelos dois anos seguintes, a bicicleta virou seu meio de transporte de casa para a escola e o trabalho em Monte Santos de Minas, cidade no sul de Minas Gerais.

Dois anos depois, foi novamente demitido – era menor de idade. Comprou uma bicicleta melhor e se inscreveu no campeonato na cidade vizinha. Ficou em quatro lugar.

"Eu não parei mais", disse Rubinho, 37, que neste domingo (21) terminou em 30º lugar a final da prova de mountain bike, no Parque Radical, em Deodoro.

Após participar de sua terceira Olimpíada (Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016), o ciclista lembra as dificuldades que precisou enfrentar para se profissionalizar.

De 1996 a 2000, Rubinho conciliou a carreira no mountain bike com o trabalho de servente e pedreiro. Entre trabalho e treino, era uma jornada diária de 5h às 22h.

"Eu sentia muitas dores no corpo, câimbras por causa disso. Foi quando precisei decidir entre as profissões, e escolhi seguir a carreira de esportista", disse.

Hoje, Rubinho se dedica exclusivamente ao mountain bike. E sonha participar da Olimpíada de Tóquio, em 2020, ainda que seus 37 anos possam pesar.

"Conheci várias lugares, vários países. Conheci minha terceira Olimpíada. Espero que as pessoas que vejam isso se incentivem", disse o mineiro.

Neste domingo, a final do ciclismo de mountain bike foi vencida em 1h33m28s pelo suíço Nino Schurter, 30, que era o favorito para o primeiro lugar.

Outro brasileiro na disputa, Henrique Avancini, 27, terminou a prova em 23º lugar, após chegar a ficar entre os quatro melhores no primeira volta do circuito.

Segundo Rubinho, a chuva da manhã deste domingo mais ajudou do que atrapalhou, ao baixar a poeira da pista.

Fonte - Folhapress

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.