Começa no próximo domingo (1/11) o Campeonato Sul-mato-grossense Sub-19, competição que dará ao campeão, vaga na Copa São Paulo de 2021.
Ao longo da história foram 25 edições da categoria que durante um bom tempo foi Sub-18 e que acontece desde 2001 de maneira ininterrupta.
O primeiro campeão foi a Sociedade Esportiva Industriária que em 1974, foi o primeiro representante do estado na competição nacional.
Com uma vaga garantida para Mato Grosso do Sul desde 1999, a competição tem o Cene como maior campeão da categoria com hexacampeonato consecutivo entre 2002 e 2007.
Devido a pandemia do Covid-19 e pouco tempo até as inscrições na CBF, a edição 2020 terá apenas três clubes. O atual campeão União, o tetracampeão da categoria Comercial e a Serc.
O formato será de seletiva em turno único e quem fizer mais pontos, fica com o caneco e a vaga na Copa São Paulo.
Segundo o coordenador de competições e vice-presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Marco Antonio Tavares, ainda não há confirmação da Federação Paulista da segunda vaga que tem sido dada desde 2008.
Caso ela ocorra, a vaga será do vice-campeão como nos anos anteriores.
Estão ausentes na edição 2020 o atual vice-campeão Cena, o tricampeão Aquidauanense, os bicampeões Guaicurus e Operário além de Novoperário, Sete de Setembro e Corumbaense que venceram nos últimos anos.
No domingo às 15h no Jacques da Luz, Comercial e Serc abrem a competição com arbitragem de Ronan Machado Freitas Lima que será auxiliado por Edson Campos de Mendonça e Ana Carolina Matias. Carlos Linhares será o 4º árbitro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.