Buscar

16/11/2016 às 10:28, Atualizado em 16/11/2016 às 00:31

Clubes do México estão fora da Copa Libertadores a partir de 2017

Atualmente, o país tinha três representantes.

Os clubes mexicanos estão fora da disputa da Copa Libertadores da América a partir do ano que vem. A informação foi dada pelo jornalista Jorge Ramos, da ESPN do México.

Com a mudança no calendário que foi imposta pela Conmebol para 2017, com as competições continentais sendo disputadas ao longo do ano, a federação mexicana decidiu se retirar por incompatibilidade de agenda.

Atualmente, o país tinha três representantes: o campeão da Supercopa Mexicana e os dois melhores classificados no torneio Apertura que não se classificaram para a Champions League da Concacaf.

Essa saída pode alterar a configuração da Copa Libertadores, pois seriam 44 participantes com a seguinte distribuição: Brasil (sete), Argentina (seis), Colômbia (cinco), Chile (quatro) Equador (três), Paraguai (três), México (três), Bolívia (três), Peru (três), Uruguai (três) e Venezuela (três), além do campeão da Copa Sul-Americana.

O país disputa o torneio desde 1998, mas nunca foi campeão. O Cruz Azul foi o primeiro time mexicano a chegar a uma decisão do torneio, mas acabou derrotado pelo Boca Juniors, em 2001. O Chivas Guadalajara também foi finalista, mas perdeu para o Internacional, em 2010. Ano passado, o Tigres foi superado na decisão pelo River Plate.

A Conmebol ainda não se pronunciou a respeito do que fará com as vagas destinadas aos clubes mexicanos tanto na Copa Libertadores ou na Copa Sul-Americana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.