Buscar

21/04/2021 às 13:00, Atualizado em 21/04/2021 às 12:50

Brasil reencontrará a Alemanha na fase de grupos do torneio de futebol masculino das Olimpíadas

Seleção brasileira cai em chave com Costa do Marfim e Arábia Saudita, além de europeus. Time germânico, rival na decisão no Rio, em 2016, decidida nos pênaltis

O Brasil terá um duelo de peso contra a Alemanha logo no início da luta pela medalha de ouro no futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. Os grupos do torneio foram sorteados na manhã desta quarta-feira, em evento na sede da Fifa, em Zurique, e a seleção brasileira caiu na chave D, junto a Costa do Marfim e Arábia Saudita, além dos germânicos.

Desta forma, o time comandado por André Jardine estará mais uma vez frente à frente contra o rival da final no Rio de Janeiro, em 2016, quando levou a melhor nos pênaltis, no Maracanã. Além disso, terá como adversários equipes que foram vice-campeãs continentais de torneios sub-23: Costa do Marfim (África) e Arábia Saudita (Ásia).

Veja os grupos:

Grupo A: Japão, África do Sul México e França

Grupo B: Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia

Grupo C: Egito, Espanha, Argentina e Austrália

Grupo D: Brasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita.

Classificam-se para as quartas de final as duas melhores equipes de cada grupo. Se ficar na primeira colocação do grupo, o Brasil enfrentará o segundo lugar do grupo C, no dia 31 de julho, em Saitama. Caso avance na segunda posição, o rival será o primeiro colocado do grupo C, em Miyagi.

A seleção de Jardine ainda tem na agenda a previsão de realizar dois amistosos no espaço da data Fifa da seleção principal de Tite, no início de julho. A ideia, a princípio, é realizar os jogos contra seleções participantes do torneio olímpico.

O duelo de abertura da competição será entre o anfitrião Japão e África do Sul, no dia 22 de julho, no Estádio Nacional de Tóquio. A estreia da seleção brasileira está marcada para o mesmo dia e será justamente contra a Alemanha. E terá mais um elemento histórico envolvido: o jogo será realizado no Estádio Nacional de Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002 - na qual o Brasil superou os alemães por 2 a 0, com gols de Ronaldo Fenômeno.

No dia 25, o time volta a campo para enfrentar a Costa do Marfim, no mesmo estádio. A participação na fase de grupos será fechada no dia 28, contra a Arábia Saudita, no Estádio de Saitama.

Jardine vai convocar 18 atletas para as olimpíadas. Em participação no programa "Bem, amigos", coordenador das divisões de base do futebol masculino, Branco, confirmou que o treinador vai convocar os três nomes acima de 24 anos para os jogos de Tóquio.

O goleiro Weverton, do Palmeiras, é um dos mais cotados. Assim como Neymar, que vai depender de negociações de liberação com o PSG. Os dois foram campeões olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, na final justamente contra a Alemanha, no Maracanã.

O sorteio foi realizado na sede da Fifa, em Zurique, e teve como apresentadora a jornalista britânica Samantha Johnson. Os anfitriões por parte da organização foram o diretor de torneios Jaime Yarza e a diretora de futebol feminino Sarai Bareman. Os ex-jogadores Ryan Nelsen, da Nova Zelândia, e Lindsay Tarpley, dos EUA, auxiliaram no sorteio das bolinhas.

Com informações do GE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.