O setor turístico brasileiro poderá lamentar a ausência do México, que se encontra em situação delicada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. São esperados pelo menos 50 mil visitantes do país e a expectativa é que apenas este grupo deixe US$ 215 milhões (R$ 493 milhões) no Brasil. Já a indústria do futebol mexicano poderá ter prejuízo de US$ 600 milhões (R$ 1,3 bilhão), caso a seleção do país não consiga garantir classificação para o Mundial de 2014.
"Não classificar desvalorizaria os custos por direitos de transmissão e as emissoras de televisão precisam se defender", afirmou o diretor comercial da empresa DreaMatch, Rogelio Roa, em entrevista à ESPN Internacional.
Para o especialista em marketing esportivo, uma eliminação faria com que não fosse pago o mesmo aos clubes pelas perdas ocasionadas por não ir ao Brasil. "Os patrocinadores fariam o mesmo, assim como aconteceria com as bilheterias", explicou.
"Se eu somasse todos estes fatores, diretos e indiretos, sem exagerar na perda de toda a indústria, seriam uns US$ 600 milhões (R$ 1,3 bilhão) de prejuízo", disse Roa.
"A seleção mexicana é uma das cinco que geram mais receita diante da comercialização de jogos amistosos", explicou o especialista, que ainda lembrou que 20 empresas patrocinam a seleção na caminhada rumo à Copa de 2014.
Outros afetados, segundo o diretor comercial da DreaMatch, seriam restaurantes, postos de gasolina e empresas que aproveitam o futebol para realizar diversas promoções, a partir do marketing de emboscada, que poucas vezes é considerado para calcular perdas. Para os canais de televisão, Roa prevê problemas com a ausência da seleção mexicana, com grande queda de audiência.
Na terça, o México perdeu para os americanos por 2 a 0, em Columbus, e com isso caiu para a quinta colocação no hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf. Com oito pontos, a seleção está igualada com o Panamá, que aparece na quarta posição, e três pontos atrás de Honduras, terceira colocada.
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