Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, nesta quarta-feira (9), produtores de alimentos e representantes de supermercados a justificarem a alta nos preços de alimentos que compõem a cesta básica.
A Secretaria Nacional do Consumidor deu prazo de cinco dias para que a Associação Brasileira de Supermercados e associações de produtores expliquem a hipervalorização dos alimentos.
Segundo o G1, um dos questionamentos foi em relação ao preço do arroz. Assim que as argumentações chegarem, a Senacon vai apurar se houve abuso ou infração ao direito dos consumidores. Ainda segundo o site, a multa pode ultrapassar R$ 10 milhões.
"O aumento de valores foi notado especialmente em relação ao arroz que, apesar dos positivos volumes produtivos da última safra, sofreu diminuição da oferta no contexto global, o que ocasionou elevação no preço", diz o governo.
Em nota, a secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, disse acreditar na necessidade de se identificar as causas do aumento para se decidir sobre medidas adequadas para conter os avanços no preço.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.