Buscar

03/09/2016 às 11:03, Atualizado em 03/09/2016 às 02:14

NOVA ANDRADINA: Curso de Formação Sindical debate engajamento dos trabalhadores nas lutas trabalhistas

Para a líder sindical, os trabalhadores de todos os setores da economia precisam estar atentos as leis que estão em processo de votação no Congresso Nacional

Cb image default

Divulgação - Assessoria

Com o intuito de debater a importância da formação sindical na atual conjuntura do país e fortalecer as lutas em prol da educação pública de qualidade, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) e o Simted Nova Andradina realizaram nesta sexta (02), o Seminário Regional com o tema “Fortalecendo a Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de MS”.

A vice-presidenta da FETEMS, Sueli Veiga Melo, foi a primeira a expor sobre o tema. Ela se debruçou sobre assuntos como a atual conjuntura política, econômica e social do país, o papel e a agenda de lutas da CUT e de seus sindicatos neste período de enfrentamento ao golpe político no país, ocorrido com o impeachment da presidenta Dilma Roussef.

“A formação sindical é estratégica para o nosso Movimento e um dos pontos que devem ser fortalecidos dentro dos sindicatos filiados à FETEMS. O debate se centraliza no movimento sindical e sua relação com os trabalhadores em educação, os desafios e as possibilidades de atuação e ação, para nós primordial para fortalecermos a nossa caminhada”, frisou Sueli.

Para a líder sindical, os trabalhadores de todos os setores da economia precisam estar atentos as leis que estão em processo de votação no Congresso Nacional, que querem retirar os direitos conquistados com muita luta e engajamento dos trabalhadores por meio dos movimentos sindicais. “A primeira declaração do presidente Temer foi a favor das reformas da previdência e trabalhista. Querem mexer nos direitos dos trabalhadores, na aposentadoria, no 13° salário, na CLT. Temos que estar preparados para a luta, para que a democracia seja respeitada”, declarou a representante da Federação durante o seminário.

Para o secretário de finanças da FETEMS, Jaime Teixeira, essa iniciativa estimula os educadores a buscar, constantemente, o seu autodesenvolvimento e, por consequência, contribuir para o crescimento do movimento sindical. “Conseguimos atingir o nosso objetivo, fizemos uma grande análise de conjuntura, um resgaste das origens históricas, a concepção, organização e bandeiras de lutas e agora seguimos firmes e fortes na luta pelos direitos da classe trabalhadora”, afirma.

O presidente do Simted Nova Andradina, Edson Granato, encerrou o evento, agradecendo a presença dos representantes de todos os municípios da região e dos palestrantes. Ao final, leu uma carta de compromisso que será entregue pelo Simted aos candidatos a prefeito e vice de Nova Andradina, que expõe todas as demandas do setor da educação no município, os gargalos e as propostas para melhorar a qualidade do ensino.

Fonte - Assessoria do Sinted

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.