Fazendo fronteira com dois países, Mato Grosso do Sul é o estado que mais prende em todo o Brasil, em termos proporcionais, com 697,7 presos para cada grupo de 100 mil habitantes. É o que revela levantamento do Ministério da Justiça, divulgado nesta sexta-feira (8). O ranking é seguido por Acre, Rondônia, São Paulo e Distrito Federal.
Outro dado importante é que dos presos em Mato Grosso do Sul, 32% não foram condenados. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2016.
Em relação aos presos sem condenação, os estados de Roraima, Mato Grosso do Sul e Acre apresentam as piores situações de superlotação, diz o documento. Todos os estados da federação apresentavam déficit de vagas para presos sem condenação em junho de 2016.
A taxa de ocupação no sistema prisional é impressionante. Ela é de 242% em Mato Grosso do Sul, na sexta posição no ranking, atrás apenas de Amapá (484%), Ceará (309%), Pernambuco (301%), Paraná (282%) e Alagoas (245%).
Jovem, negro e sem escolaridade.
O levantamento mostra ainda que do universo total de presos no Brasil, 55% têm entre 18 e 29 anos e 64% da população prisional é composta por pessoas negras.
Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegou ao ensino médio. Menos de 1% dos presos possui graduação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.