Estudantes das escolas municipais João de Lima Paes e Professor Delmiro Salvione Bonin foram vencedores da etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola 2016”, nas categorias Pintura e Poesia. A escolha dos melhores trabalhos foi divulgada esta semana pelo Ministério Público do Trabalho da 24ª Região.
A Escola Municipal Professor João de Lima Paes levou o prêmio na categoria “Poesia”. A estudante Maria Eduarda Lopes Nascimento Rolin, do 6º ano, venceu com a poesia “Ser criança”. A aluna foi orientada pela professora Claudia Santos Neres, com a coordenação de Luciele dos Santos Carneiro e a direção de Edneia Claudio Pereira Honaiser. Já na categoria “Pintura”, o aluno Kaiky Yuji dos Santos Almeida, da Escola Professor Delmiro Salvione Bonin, foi o vencedor. Ele também é aluno do 6º ano. Para o trabalho, o estudante foi orientado pela professora Maria José Marcheza Forti, sob a coordenação e direção de Renata Aparecida Soares Santos Costa.
Coordenadora municipal do projeto, Paula Renata Marcheza Forti Garcia ressalta que o município fez adesão ao programa em maio deste ano, encabeçando um conjunto de ações voltadas à promoção debates nas escolas de ensino fundamental, com temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
“Os alunos do ensino fundamental foram estimulados a conhecer e combater essa realidade, trabalho este que resultou no engajamento da comunidade escolar no prêmio MPT na Escola. Uma conquista de abrangência estadual e que reflete o compromisso do Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, em fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil”, considera.
Para a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, a conquista dos estudantes representa o esforço e dedicação de toda a equipe de diretores, coordenadores, administrativos, professores e alunos. “Ficamos felizes com o desempenho dos nossos estudantes na premiação. Conquista que, para nós, têm um significado especial, pois evidencia a rede municipal de ensino e serve de estimulo aos demais alunos”, frisa, anunciando que a conquista da etapa estadual classifica automaticamente os trabalhos para etapa nacional.
Projeto MPT na Escola é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação/ Cidadania e Assistência Social e Ministério Público do Trabalho. Em Nova Andradina, o projeto é capitaneado pelo procurador do MPT da 24ª Região, Hiran Sebastião Meneghelli, pela Coordenadora Regional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, Candice Gabriela Arosio e pela Secretária Municipal de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo. Integram a iniciativa as escolas Professor Delmiro Salvione Bonin, Efantina de Quadros, João de Lima Paes, Luis Claudio Josué e Machado de Assis.
Fonte - Assessoria
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.