Em pouco mais de um mês, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital já foi habilitada por 1.159 condutores de Mato Grosso do Sul, conforme divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O documento digital torna dispensável a versão impressa.
Conforme recomendação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) devem oferecer o serviço até julho de 2018. O documento está disponível para condutores de 24 estados.
Em MS, a emissão do documento é gratuita, entretanto, para condutores que possuem a versão antiga do documento, isto é, sem o QR-Code, é necessária a renovação antecipada do documento, que custa R$ 200,13, ou a requisição de uma segunda via, que não sai por menos de R$ 113,00.
A CNH Digital pode ser acessada por meio de um de um aplicativo gratuito disponível na Play Store e pela App Store. É necessário que o cadastro no Contran esteja atualizado. A CNH-e é acessível off-line, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.
De acordo com o Detran-MS, mesmo com a versão digital, o documento físico continuará a ser emitido normalmente. O órgão ainda disponibilizou um tutorial para condutos que desejam proceder a habilitação do documento digital.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.