Buscar

27/04/2021 às 15:15, Atualizado em 27/04/2021 às 16:16

Vereador é investigado após abrir caixão lacrado de idoso com covid

Por ser diagnosticado com suspeita de Covid-19, corpo do idoso foi levado para a funerária e depois encaminhado ao cemitério

Cb image default
Divulgação

O vereador Wlliam Faria (PT) de Santa Bárbara do Leste (MG) será investigado por ter quebrado o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19.

O parlamentar abriu o caixão de um idoso, de 92 anos, antes mesmo de enterrar, para mostrar que ele não teria morrido de Covid-19.

Segundo o G1, o Hospital Irmã Denise (Casu), que fica em Caratinga (MG), informou que José Vieira do Carmo morreu com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e com sintomas de Covid-19.

O idoso deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga no sábado (24), à noite. Em seguida, foi transferido para o hospital e, poucas horas depois, morreu.

Conforme a família do idoso, ele fez o teste rápido e deu negativo. O homem fez um segundo teste PCR, que ainda não saiu o resultado. Por ser diagnosticado com suspeita de Covid-19, o corpo do idoso foi levado para a funerária e depois encaminhado ao cemitério.

De acordo com informações da família, o idoso sempre apresentou problemas de saúde. Ele já havia tomado a primeira dose contra a Covid-19 e, na próxima semana, iria tomar a segunda.

Ainda segundo o site, a família do senhor questionou o protocolo, já que eles queriam velar o idoso e o teste rápido havia dado negativo, segundo os familiares. Foi quando os parentes do homem entraram em contato com o vereador.

Ao chegar no cemitério, o parlamentar abriu o caixão, que estava lacrado, com um facão e tocou na sacola que envolvia o corpo do idoso, quebrando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Além dele, uma funcionária da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santa Bárbara do Leste teria concordado com a fala do vereador.

Em nota, o município disse que ela se sentiu pressionada e que foi induzida pelo parlamentar.

A prefeitura disse ainda que discorda totalmente da ação irresponsável do vereador, que expôs todos que estavam no local ao risco de contaminação.

A Polícia Civil informou que o vereador está sendo investigado por crime de infração de medida sanitária preventiva, já que, segundo a PC, o resultado do teste PCR só é divulgado em três dias.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste se manifestou sobre a conduta do parlamentar.

"A Câmara Municipal esclarece que a conduta do vereador será devidamente investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Tão logo o processo seja concluído, daremos maiores esclarecimentos sobre as medidas adotadas em razão deste lamentável evento", concluiu Altair Nunes Ferreira, presidente da Câmara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.