Buscar

28/11/2022 às 11:02, Atualizado em 28/11/2022 às 11:06

MPF denuncia indígenas de MS que ameaçaram queimar vivas uma rezadeira e a filha

Segundo investigações da Polícia Federal e do MPF, as vítimas foram expostas de cócoras em uma escola da aldeia e tiveram os cabelos cortados com o objetivo de fazê-las confessar o “feitiço”

Cb image default
MPF denuncia indígenas de MS que ameaçaram queimar viva rezadeira e filha de aldeia — Foto: CIMI/Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou na sexta-feira (25) dois indígenas de Mato Grosso do Sul por torturarem e ameaçarem queimar vivas a idosa e a filha dela, de 13 anos, sob a alegação de que a mulher teria amaldiçoado um deles com uma doença.

Os denunciados agrediram as mulheres em uma escola da aldeia e também cortaram seus cabelos para fazê-las "confessar" o “feitiço”.

O crime denunciado ocorreu em fevereiro, na Aldeia Ñande Ru Marangatu Campestre, em Antônio João, a 323 km de Campo Grande. Segundo investigações da Polícia Federal e do MPF, o irmão de um dos denunciados estava doente e disse ter sonhado que havia sido amaldiçoado com um feitiço realizado pela idosa, uma antiga rezadeira da aldeia.

O denunciado, o capitão da aldeia e outros indivíduos que ainda não foram identificados, levaram a rezadeira e a filha à força até uma escola e, na frente de um grande número de indígenas, agrediram as vítimas.

Além da tortura, as duas mulheres também foram colocadas de cócoras e tiveram os cabelos cortados, com o objetivo de fazê-las confessar o "feitiço". Os homens também ameaçaram as vítimas dizendo que se alguém da família deles morresse, elas seriam queimadas vivas, “como bruxas”.

Machismo e intolerância religiosa

Os povos indígenas não estão imunes aos efeitos do machismo estrutural e da intolerância religiosa. As comunidades Guarani-Kaiowá são regidas sobre uma base patriarcal, em que as mulheres são limitadas a exercer determinadas funções, além de sofrerem com imposição de comportamentos e ameaças constantes de violência.

Nesse contexto, o MPF investiga, desde 2021, condutas e acontecimentos em prejuízo das mulheres Guarani-Kaiowá ligados à disputa por liderança de aldeias, violência doméstica e familiar, além de perseguição de cunho místico e religioso.

É possível afirmar a existência de perseguição àquelas que exercem função de oração nas aldeias, conhecidas como rezadoras, rezadeiras ou Ñandesy, especificamente por causa do choque entre as religiões não-indígenas.

Com informações do G1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.