Publicado em 14/02/2018 às 10:38, Atualizado em 14/02/2018 às 00:40
O número faz referência a usuários mensais e é maior do que o previsto pela eMarketer.
Após noticiar uma queda no tempo de uso por parte de seus usuários, o Facebook recebeu outro relato preocupante nesta semana. Uma estimativa feita pela eMarketer, empresa que mede audiências digitais, apontou que a rede social perdeu 2,8 milhões de usuários norte-americanos com menos de 25 anos em 2017.
O número faz referência a usuários mensais e é maior do que o previsto pela eMarketer. A empresa esperava, por exemplo, uma queda de 3,4% no uso do Facebook por usuários entre 12 e 17 anos em 2017, mas no fim das contas o número foi três vezes maior: quase 9,9% menos usuários nessa faixa etária se conectaram ao site.
A queda no uso do Facebook ocorreu em todas as faixas etárias analisada pela empresa de pesquisa: de 0 a 11 anos, de 12 a 17 anos e de 18 a 24 anos. O desempenho aumentou uma tendência já vista no ano de 2016 – até 2015, em contrapartida, o número de usuários jovens só aumentava.
O declínio pode ser explicado por uma perda do efeito de "maneiro" do Facebook entre jovens, além de outras redes sociais também servirem como plataforma para comunicação entre amigos e familiares.
A tendência para 2018 do Facebook também não é boa: a eMarketer espera que outros 2,1 milhões de usuários norte-americanos abaixo dos 25 anos deixem de usar a rede social. Ao menos a companhia prevê que a audiência geral do Facebook seguirá crescendo nos próximo anos – a popularidade menor entre entre usuários jovens, contudo, é preocupante no futuro ao longo prazo.
Para acalmar um pouco investidores do Facebook, a eMarketer aponta que o Instagram, também controlado pela companhia de Mark Zuckerberg, terá um crescimento substancial na audiência, crescendo sua base de usuários norte-americanos em 13% neste ano. É maior do que o número previsto para o Snapchat, de 9%. (Com informações do UOL).