O pesquisador brasileiro Tiago Raddo, doutor em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) desenvolveu uma nova tecnologia que pode garantir maior segurança aos usuários da internet.
A pesquisa obtida para sua tese de doutorado foi reconhecida por uma das principais revistas científicas do mundo, a Scientific Reports. A nova tecnologia baseada em lasers poderá dificultar a vida dos hackers que tentarem acessar informações particulares compartilhadas entre os usuários.
Tiago Raddo fala sobre a descoberta e traz dicas valiosas sobre a proteção de dados na internet. Segundo relatório internacional, o Brasil é o 4º país do mundo que mais sofre com os cibercrimes.
ACESSO SEGURO
"A minha tecnologia utiliza um sinal de luz para transmitir os dados do usuário na internet de uma maneira mais segura. A gente praticamente tenta criptografar os dados a serem transmitidos. É por isso que tem grande chance de aumentar o nível de segurança atual. A tecnologia se encontra em fase de desenvolvimento e ainda devemos seguir vários passos até que isso se concretize num produto comercial", diz o pesquisador.
Segundo ele, a previsão é que essa tecnologia esteja disponível de 10 a 20 anos ainda. Mas, por enquanto, essa é sem dúvida uma contribuição importante para o Brasil.
Agência Brasil
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.