Publicado em 04/10/2020 às 17:00, Atualizado em 04/10/2020 às 13:37

Aplicativo vai oferecer câmera que filma por dentro e por fora para motoristas

Por um botão de emergência no dispositivo, o motorista pode alertar a central e reportar um problema

Redação,

A 99 Pop vai oferecer a instalação de novas câmeras nos carros que trabalham com viagens no aplicativo. O equipamento grava por dentro e por fora do carro e estará disponível para instalação a partir do dia 5 de outubro.

Segundo o R7, a iniciativa é para garantir mais segurança para motoristas e passageiros nos processos de viagem e atualizar o método que já utilizava de câmeras dentro dos carros do aplicativo. Com o novo dispositivo, serão registrados também o som ambiente e imagens noturnas.

"A gente sempre está buscando melhorar a segurança. Sabemos que acontecem situações que vão para fora do carro, um acidente, alguma discussão. Usando esse atributo, que já era algo que a gente vinha pensando, acredito que tornamos essa segurança mais moderna", afirma Ingrid Flesch, Gerente de Projetos de Segurança da 99, em entrevista ao Estadão.

A câmera tem lente "olho de peixe", que permite uma maior abrangência da imagem, e será equipada com GPS e internet 4G dedicada, o que significa que os motoristas não precisaram mais compartilhar sua própria rede de internet para o dispositivo. No carro, a lente será instalada próximo ao retrovisor central do veículo, aquele acima do motorista.

Ela também registrará imagens a todo momento, que serão gravadas pelo sistema. Por um botão de emergência no dispositivo, o motorista pode alertar a central e reportar um problema - a partir de então, as imagens serão acompanhadas em tempo real e podem desencadear um chamado policial, caso a equipe de segurança julgue necessário.

Para os motoristas que já possuem uma câmera no carro, a troca será gratuita. para quem quiser adquirir o aparelho pela primeira vez, será necessário pagar R$ 50 como taxa de instalação e R$ 10 por semana de uso. A empresa informou que o valor semanal será gratuito até o dia 31 de outubro.