Publicado em 24/09/2022 às 09:00, Atualizado em 23/09/2022 às 22:38
Governo federal confirmou a compra de vacinas e a negociação foi realizada com o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, garantiu que a vacina contra a monkeypox (varíola dos macacos) chega até o fim deste ano em Mato Grosso do Sul.
Ainda não há um mês exato para chegada das vacinas no Estado. O governo federal já confirmou a compra dos imunizantes.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos, com 50 mil imunizantes, deve chegar no mês de setembro no Brasil.
A negociação foi realizada com o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic e intermediado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
As primeiras vacinas não serão aplicadas em toda a população, mas sim em grupos específicos.
“A vacina chega esse ano no Estado. O Ministério já anunciou a compra [das vacinas]. Dependemos do Ministério da Saúde para anunciar quais serão os primeiros grupos a serem vacinados”, afirmou o secretário de Saúde, Flávio Britto.
Informações da vacina, como eficácia, número de doses por pessoa, volume, cor do frasco, período de validade e temperatura em que deve ser conservada, ainda não foram divulgadas.
Números
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 86 pessoas foram diagnosticadas com Monkeypox (varíola dos macacos), de 15 de julho a 22 de setembro de 2022, em Mato Grosso do Sul.
Os municípios que registraram confirmações são Campo Grande (65), Dourados (8), Aparecida do Taboado (1), Itaquiraí (1), Costa Rica (1), Aquidauana (3), Ponta Porã (2), Maracaju (1) e Três Lagoas (4).
Não existe nenhum óbito de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul.
A faixa etária dos indivíduos confirmados para Monkeypox são 0-9 anos (4,4%), 10-19 anos (8,9%), 20-29 anos (33,3%), 30-39 anos (28,9%), 40-49 anos (20%) e 60 anos ou mais (3,3%).
Os sintomas que os infectados apresentaram são erupção cutânea (86,7%), febre (57,8%), dor de cabeça (44,4%), dor muscular (45,6%), dor de garganta (25,6%), lesão genital (47,8%), adenomegalia (53,3%), entre outros.
Varíola dos macacos
A Monkeypox - varíola dos macacos - é uma doença causada pelo Monkeypox virus, encontrada na África Central e Ocidental com maior frequência.
Sintomas
Os sintomas principais são cutâneos (da pele). Confira:
Lesões na pele
Erupções no rosto, órgãos genitais e outras partes do corpo
Febre
Dor de cabeça
Calafrio
Exaustão
* Período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias
Transmissão
A transmissão é semelhante a da Covid-19. Veja:
Contato com pessoas ou animais infectados
Secreções respiratórias
Apertos de mão
Contato com objetos contaminados
Fluídos corporais
Secreções de lesões de pele
* Quando as lesões desaparecem, a pessoa deixa de infectar outras pessoas
Tratamento
Analgésicos
Isolamento social
Repouso
Hidratação oral
* A doença tem cura pois o próprio sistema imunológico elimina o vírus