Publicado em 30/07/2020 às 14:30, Atualizado em 30/07/2020 às 10:57

Teste detecta surto de covid em presídio e 37 presos são isolados

A notícia de que casos foram confirmados dentro do estabelecimento penal já chegou aos familiares e causou desespero.

Redação,

Testagem em massa detectou surto do novo coronavírus no Instituto Penal de Campo Grande. De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), os 37 presos que testaram positivo foram isolados do demais. Hoje, a unidade do Complexo Penitenciário da saída para Três Lagoas, na Capital, tem cerca de 1,5 mil internos.

A notícia de que casos foram confirmados dentro do estabelecimento penal já chegou aos familiares e causou desespero. O site Campo Grande News recebeu mensagens de parentes de presos nesta tarde por meio do canal Direto das Ruas.

Mulher de um detento e filha de outro preso, que pediu para ter a identidade preservada, diz estar preocupada. Ela afirma que o pai é idoso e é um dos que testou positivo. Ele chegou a ser um dos beneficiados com a prisão domiciliar temporária, quando em março, a Justiça determinou que parte da massa carcerária, monitorada por meio de tornozeleiras eletrônicas, fizesse quarentena em casa. Os prazos do benefício eram de 30, 60 e 90 dias. “Meu pai é de idade, estava em casa e levaram de volta. Levaram para que? Para morrer lá dentro?”.

A Agepen informou ainda que nenhum preso apresentou sintomas graves da covid-19 e a maior parte dos positivos está assintomática, sendo monitorada. Segundo a agência, “a unidade prisional vem adotando uma série de cuidados, como desinfecção regular do prédio (incluindo celas), aferição da temperatura de todos que adentram, tapete de higienização, material de higiene disponibilizado, dentre outras questões”.

Desde o início da pandemia, a Agepen contabilizou 199 casos de coronavírus em presídios, sendo 154 presos e 36 servidores. Até agora, nenhum óbito.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.