Buscar

25/03/2021 às 13:47, Atualizado em 25/03/2021 às 16:49

"Temos que pagar pelos que negam a ciência", lamenta secretário de MS

Governador de MS endureceu medidas para tentar diminuir casos de covid-19 no Estado

Cb image default
Foto - Tatiana Fortes

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, pontuou que as autoridades não estão felizes de ter que adotar uma postura mais rígida para conter a covid-19 em Mato Grosso do Sul.

No entanto, ele destacou que as mudanças são necessárias.

“Infelizmente nos vimos obrigados a tomar medidas duras para conter a movimentação de pessoas. Como gestores públicos temos a responsabilidade pública, moral e jurídica de salvar vidas, de cuidar das pessoas, de promover a segurança e o bem-estar, de gerir os serviços para que não faltem”, destacou.

No Facebook, ele pontuou que os que seguem as medidas de biossegurança corretamente, acabam pagando pelos que não seguem.

“Sabemos que a maioria da população está ciente e consciente do tamanho do problema que vivemos, mas lamentavelmente essas pessoas que seguem os protocolos, mantêm o distanciamento social e que se protegem, terão que pagar pelas que negam a ciência, desafiam as regras, descumprem as medidas de segurança, que não se importam com o semelhante e contaminam todo o trabalho que a maioria faz”, disse.

“Não estamos nada felizes com essas medidas que somos obrigados a tomar. Muito pelo contrário, pagaremos o preço político dessas decisões desagradáveis. Mas esse preço pagamos com honra e na certeza de ter feito para proteger e salvar vidas”, complementou.

Resende pontuou ainda que, não se trata apenas de números, mas sim de vidas.

MEDIDAS DURAS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou, nesta quarta-feira (24), o toque de recolher mais rígido em Mato Grosso do Sul.

Segundo decreto publicado em edição extra do diário oficial, o toque de recolher permanece de 20h às 5h de segunda a sexta-feira, mas é reduzido das 16h às 5h aos sábados e domingos.

Nenhum comércio não essencial pode funcionar neste período. Só podem circular pessoas e veículos durante o toque de recolher em razão de serviços indispensáveis à vida e à segurança, bem como em caso de emergência ou urgência.

Podem abrir durante o decreto os serviços de saúde, serviços de transporte, serviços de fornecimento de alimentos e medicamentos por meio de delivery, farmácias ou drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes instalados no interior de postos de combustíveis localizados em rodovias e hotéis e serviços congêneres.

Também são considerados essenciais hipermercados, supermercados e mercados, dentre os quais não se incluem as conveniências, sendo expressamente vedados o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local e o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que for necessário acompanhamento especial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.