Publicado em 12/04/2020 às 12:40, Atualizado em 12/04/2020 às 16:48
Secretário também faz alerta para região do Conesul e cidades que tiveram acréscimos de casos
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, reforçou a importância de Mato Grosso do Sul sair das últimas posições do Brasil, em índice de isolamento. Ele divulgou que as cidades de Iguatemi, Tacuru e Sete Quedas tem os piores números do Estado. Também lembrou que Campo Grande, Dourados e a região do Conesul não estão em situação confortável.
“Este isolamento social vai dar frutos daqui duas semanas, temos que sair dos últimos lugares do Brasil, temos que fazer esta virada, não podemos continuar nesta posição”, disse o secretário, durante coletiva transmitida nesta manhã (12). Ele inclusive fez um “alerta especial” aos prefeitos da região do Conesul, para que tomem as medidas (restrições) necessárias.
“Percebemos que a região (Conesul) tem pouco adesão ao isolamento e pode ocorrer um agravo muito grande nas próximas semanas e lá não temos leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) suficientes”. Os prefeitos de lá precisam tomar as medidas adequadas”, citou ele.
Também indicou que é preciso medidas cabíveis nas cidades que tiveram acréscimo de casos, entre elas Chapadão do Sul, Nova Andradina, Batayporã, Sonora, Dourados e Campo Grande. “Estamos chamando a atenção, conversando com os prefeitos e secretários, aqui na Capital por exemplo, temos uma boa relação”.
Voltou a dizer a necessidade de seguir as recomendações de isolamento do Ministério da Saúde. “Este vírus gosta de aglomeração, roda de tereré, festa de aniversário. Tem gente querendo fazer visita aos avós”. Geraldo também explicou que cabe as prefeituras tomar as medidas de restrição, seguindo as suas respectivas realidades.
Números - As cidades com os melhores índices de isolamento no Estado são: Corguinho (68,7%), Jaraguari (68,7%) e Jateí (68,7%). “São três (cidades) que estão com uma média boa”, disse o secretário. Elas dividem a primeira colocação. Já Iguatemi (39,1%), Tacuru (37%) e Sete Quedas (29,6%) aparecem nas últimas colocações.
Campo Grande que tem a maioria dos casos (coronavírus) do Estado, com 51 confirmados, aparece na 39° colocação do Estado, com a taxa de 47,7% e isolamento. Nova Andradina que dispõe de 10 casos está um pouco acima na 35° posição, tendo 48,2% (isolamento).
Três Lagoas e Dourados estão empatados na 48° colocação, dispondo de 45,9%. Já Batayporã, local que teve as duas mortes pelo vírus, a taxa é de 47,7%, apenas na 51° posição do Estado.
Índice de isolamento - A taxa de isolamento social é calculada pela In Loco, empresa que trabalha com estudos de geolocalização baseada no monitoramento de dados criptografados de 60 milhões de celulares em todo o Brasil. A informações de deslocamento são extraídas dos dispositivos móveis que usam determinados aplicativos. Com informações do Campograndenews.