A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul realizou na sexta-feira (11/11), a capacitação por meio de web aula sobre as recomendações do Ministério da Saúde da vacina Covid-19 Pfizer-BioNTech Baby em crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, que possuem comorbidades, com os representantes das secretarias de saúde dos 79 municípios do Estado.
A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MS pontuou sobre os tópicos mais importantes como as comorbidades, composição do frasco, volume, processo de diluição e administração da vacina. Além de ressaltar a reserva por parte dos municípios das doses necessárias para completar o esquema vacinal de todas as crianças que iniciarem a vacinação.
PFIZER BABY
A Pfizer Baby é indicada para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias, com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose Hepática. É necessária a comprovação da condição de saúde da criança na sala de vacinação.
O esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre as doses e a terceira dose com um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.
O início da aplicação das doses será definido pelas secretarias de saúde de cada município. Estima-se que a população total de crianças nesta faixa etária em Mato Grosso do Sul, com ou sem comorbidades, seja de 105.998, sendo 20.654 de seis meses a 11 meses; 41.308 de um ano; e 44.036 de dois anos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.