Publicado em 06/07/2021 às 08:31, Atualizado em 05/07/2021 às 22:32
A partir desta segunda-feira (5) nas unidades de saúde de Nova Andradina, está disponível a vacina para todos os públicos
O prefeito Gilberto Garcia e o secretário municipal de saúde Sérgio Maximiano anunciaram na tarde desta segunda-feira (5), que a vacinação contra a gripe será ampliada para toda população nova-andradinense.
A informação foi confirmada em live transmitida ao vivo no facebook da Prefeitura Municipal direto da ESF Irman Ribeiro, com a presença da primeira dama Joana Darc Bono Garcia, secretárias Julliana Ortega (assistência social) e Giuliana Masculi (educação), secretários Emerson Nantes (finanças) e Valter Valentim (planejamento), vereador Pedro Soares, funcionárias da unidade e servidores municipais da saúde.
A imunização de toda a população acima dos seis meses de idade atende a recomendação do Ministério de Saúde aos municípios de todo país. Em Nova Andradina, a vacinação poderá ser realizada nas unidades Estratégia Saúde da Família dos bairros, das 7h às 10h30 e das 13h30 às 16h.
O secretário Sérgio Maximiano considera que “a vacinação contra a gripe é de extrema importância, mesmo para quem não faz parte dos grupos de risco, pois além de proteger seu organismo contra a doença, previne a proliferação do vírus. Paralelo a isso, sem os cuidados necessários a gripe pode se agravar causando pneumonia viral e bacteriana, miocardite viral (quando atinge o coração) e até mesmo levar à morte”, disse o titular da saúde.
Minutos depois de ser vacinado contra a gripe, o prefeito Gilberto Garcia, incentivou outras pessoas a aderirem a campanha. “Nova Andradina é referência na vacinação contra a Covid-19, graças a adesão da nossa população. Faço um apelo para que também tomem a vacina contra a gripe, pois a imunização é a melhor forma de prevenção. Respeitando o intervalo de vacinação de 14 dias entre as doses das vacinas, você e sua família estarão protegidos”, destacou o prefeito.
VACINA INFLUENZA E COVID-19
Como duas campanhas de vacinação - da gripe e da Covid-19 - estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada.
Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.