Publicado em 08/06/2021 às 16:30, Atualizado em 08/06/2021 às 16:02

Sábado terá Dia D de vacinação contra a gripe em Batayporã; confira público-alvo

População poderá procurar todas as ESF da cidade para ser imunizada; última fase da campanha segue até o próximo dia 9 de julho

Redação,
Cb image default
Crianças de seis meses até cinco anos devem ser levadas pelos pais ou responsáveis para receberem imunização. Imagem: Freepik

No próximo sábado (12), a Prefeitura de Batayporã promove Dia D de vacinação contra a gripe das 7h às 16h em todas as Estratégias de Saúde da Família – Santo Antônio, Sebastião Martins, Anorinda Marcelino e Santa Luzia. A imunização estará liberada para todos os grupos prioritários da campanha, que segue até o dia 9 de julho.

Crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias; puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), profissionais de saúde, idosos, professores, indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas e funcionários do sistema prisional devem comparecer às ESF para serem imunizados.

É necessário portar documento pessoal, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de vacinação. Para os trabalhadores em questão, além desses documentos, é necessário comprovar atuação profissional e, no caso das pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, ter laudo médico atualizado.

O imunizante previne contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 aguardem pelo menos 14 dias para receber a vacina contra gripe. A orientação não se deve às reações já monitoradas, e sim à falta de estudos detalhados sobre a combinação das duas vacinas, o que faz o órgão optar por uma postura de precaução.

“A equipe está comprometida com o sucesso da campanha. Pedimos principalmente para que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas. Elas são o público que mais temos registrado baixa procura. A vacina é muito importante para evitar problemas graves de saúde”, ressaltou a secretária municipal Letícia Sanches.