Publicado em 07/11/2023 às 09:00, Atualizado em 06/11/2023 às 20:39
Atividades serão realizadas a partir desta terça-feira (7), para promover a conscientização sobre a saúde integral do homem
Com a intenção de promover atividades que evitem doenças, propiciem o diagnóstico precoce e assim, levar mais qualidade de vida à população, as unidades de Saúde de Nova Andradina e Nova Casa Verde irão realizar uma série de atividades durante esse mês em alusão a campanha Novembro Azul. Conforme a programação, as ações voltadas à saúde do homem acontecerão no horário de atendimento normal das Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em dias programados no período noturno.
Dentro da campanha Novembro Azul serão intensificadas as consultas médicas de enfermagem, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, bem como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação antropométrica, educação em saúde alusiva ao câncer bucal, atendimentos odontológicos e imunização.
O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, destaca a importância do Novembro Azul não apenas como uma oportunidade para conscientizar o público masculino sobre doenças que afetam os homens, como o câncer de próstata, mas também como uma chance de direcionar os usuários para as unidades de saúde. “Essa iniciativa visa orientar sobre outros aspectos cruciais da saúde masculina, como a prevenção da hipertensão, o combate ao tabagismo e outras doenças. O Novembro Azul se torna, assim, uma plataforma para promover o bem-estar global dos homens, incentivando a busca por cuidados de saúde preventivos e a adoção de hábitos mais saudáveis”, enfatizou.
A Secretaria Municipal de Saúde também irá promover ações de saúde do homem nos frigoríficos JBS, na quarta-feira (8), e no Naturafrig, marcado para os dias 11 e 25.
Na oportunidade, serão ofertados consulta médica e de enfermagem, atendimento odontológico para rastreio e prevenção de câncer bucal, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C; aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação antropométrica e atualização da carteira de vacinação.
Fonte - Assessoria