Publicado em 16/10/2024 às 15:46, Atualizado em 16/10/2024 às 18:47
Baixa adesão preocupa: apenas 20,81% da meta foi atingida, e CCZ intensifica ações em pontos estratégicos da cidade
Para ampliar a cobertura vacinal antirrábica e proteger a saúde da população, Nova Andradina estenderá a campanha de vacinação até o dia 30 de novembro, após atingir apenas 20,81% da meta estabelecida. A estratégia adotada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será contínua, com ações realizadas aos sábados em pontos distribuídos pela cidade e contará com um cronograma fixo até o final de novembro.
Destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade, a mobilização ocorrerá das 8h às 13h em locais específicos. No próximo sábado (19), a vacinação será na Praça da Fogueira, e no dia 26 na Praça do bairro Centro Educacional. Em novembro, as ações seguirão nas praças do Centro de Convivência do Idoso (9), bairro Universitário (16), bairro Guiomar Soares (23), e bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol), no dia 30. O CCZ também funcionará como ponto fixo até o final da campanha.
A equipe do CCZ alerta que não será permitida a retirada de doses para aplicação em casa, por questões de segurança e controle, e os tutores devem garantir que seus pets estejam contidos com coleira, guia ou caixa de transporte.
A vacina antirrábica é essencial para prevenir a raiva, doença viral grave e fatal, cujo controle é fundamental para a segurança da comunidade. A baixa cobertura vacinal acende um alerta para o risco de reintrodução da raiva na região, reforçando a importância da mobilização e da vacinação em massa.